Informação Livre
SP atinge 100 mil emissões da Carteira TEA

O Governo de São Paulo alcançou a marca de 100 mil emissões da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), como parte do Plano Estadual Integrado (PEI), lançado em abril de 2023. Gratuita, a CipTEA promove inclusão e acessibilidade. Também já foram emitidos mais de 65 mil selos veiculares com a frase “Pessoa com autismo a bordo. Seja gentil, não buzine”, incentivando empatia e segurança no trânsito. A solicitação da CipTEA e do selo pode ser feita no site ciptea.sp.gov.br ou presencialmente em mais de 240 unidades do Poupatempo, incluindo 27 localizadas na capital, interior e litoral. É necessário apresentar laudo médico e documentos pessoais.
Culto especial de Páscoa
Para relembrando a ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte, a salvação e a redenção humana, a Igreja Comunidade Presbiteriana Campolim promove hoje (13), às 18h30, um culto especial de Páscoa no Ipanema Clube — rua Sete de Setembro, 700, Centro. Há estacionamento no local e a entrada é gratuita.
Encontro aberto a todos
Pastor titular Igreja Comunidade Presbiteriana Campolim, Renato Camargo Jr. ressalta que o culto de Páscoa é um encontro aberto a todos, cuja finalidade é celebrar e relembrar o sacrifício e a vitória de Jesus Cristo, o Deus-Filho, pela redenção e salvação de todos os que Nele crerem de todo coração. “É, ainda, uma oportunidade de reunião em família, entre amigos e irmãos na fé”, destaca.
Curso intensivo...
O Empretec, curso intensivo de formação empreendedora do Sebrae-SP, será realizado em Capão Bonito entre os dias 23 e 28 de junho. A capacitação é gratuita e faz parte de uma parceria entre o Sebrae-SP, a Prefeitura Municipal, a Associação Comercial e a Casa do Empreendedor, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo local e desenvolver pequenos negócios.
...duração
Com duração de seis dias e carga horária de 60 horas, o curso oferece uma imersão em práticas e comportamentos empreendedores, por meio de atividades desafiadoras, como jogos, exercícios e debates. A metodologia do Empretec foi desenvolvida pela ONU e é aplicada em mais de 40 países, sendo exclusiva do Sebrae no Brasil. Os interessados podem fazer a pré-inscrição pelo link: https://forms.office.com/r/a4R1eeW71m
Operação noturna...
A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda de Votorantim, em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, deu início no dia 3 de abril uma operação noturna para combater o tráfico de drogas, desarticular pontos de uso, “minicracolândias”, e oferecer tratamento a dependentes químicos.
...regulares
Na primeira noite de ação, foram feitas abordagens em áreas críticas da cidade, mapeadas pela inteligência das forças de segurança. Pessoas em situação de vulnerabilidade foram identificadas e encaminhadas para atendimento. As operações serão regulares, unindo repressão ao crime com apoio social, oferecendo alternativas para dependentes químicos. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos telefones 153 (GCM) e 190 (PM).