Sorocaba
Sorocaba recebe milhares de estudantes universitários da região todos os dias
Somente na Uniso, uma das 15 instituições de ensino superior locais, 52% dos 8.500 alunos não moram na cidade
Sorocaba recebe diariamente um grande número de moradores de várias cidades. Um dos motivos é o seu polo educacional, que reúne diversas universidades e faculdades de grande porte. Conforme levantamento feito pelo Cruzeiro do Sul, com base nos dados do Censo da Educação Superior 2022 -- divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) --, a cidade, que é sede da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), possui cerca de 15 instituições de ensino superior, sendo quatro públicas (estaduais e federais) e o restante privadas. Na Universidade de Sorocaba (Uniso), por exemplo, mais da metade dos estudantes não reside em Sorocaba.
Diariamente, há ônibus e vans que vêm de outros municípios trazendo os alunos. A Uniso possui aproximadamente 8.500 alunos, sendo que 52% deles -- ou seja, mais da metade -- moram em cidades da região. É o caso da moradora de Tatuí Maria Vitória de Campos Camargo Machado, de 18 anos, que frequenta o curso de relações públicas e viaja todos os dias de ônibus para ir à faculdade. Ela acorda por volta das 5h da manhã para conseguir pegar o transporte público às 5h50 e chegar à sala de aula às 7h40.
Para voltar, ela repete o mesmo percurso de uma hora e meia em transporte coletivo, além de caminhar mais cerca de cinco minutos para chegar à residência. “A Uniso é a única universidade que oferece o meu curso na região. Devido à proximidade, foi a minha primeira opção. No futuro, por conta de oportunidade de emprego, eu também pretendo ir morar em Sorocaba”, revelou.
O aluno Carlos Eduardo Tezotto de Melo Seara, de 19 anos, mora em Tietê e cursa educação física na Uniso. Diferente de Maria, Carlos vai de van para a faculdade e leva cerca de uma hora no trajeto. Estudante do período noturno, ele chega em sua casa só por volta de meia-noite. A justificativa de Carlos é parecida com a de Maria, mas ele destacou que, além de ser uma universidade relativamente próxima, “a Uniso é muito melhor em relação a ensino e estrutura”. E isso influenciou sua decisão ao escolher a instituição que iria estudar.
À espera
Normalmente, os motoristas de ônibus e vans provenientes de outras cidades esperam os estudantes no estacionamento da faculdade até o horário de ir embora. Alguns usam esse tempo “livre” para descansar, jogar baralho e até caminhar. Aurélio Martins é motorista há 25 anos e transporta alunos de Itu a Sorocaba no período da manhã e à noite.
De manhã, Aurélio, junto com outros colegas motoristas, faz uma caminhada pelo campus da Uniso até as beiradas da rodovia Raposo Tavares. Ele conta que já se acostumou tanto com a rotina que seu corpo até sente falta quando não pratica o exercício. À noite, no entanto, ele tira um cochilo dentro da van até os alunos voltarem. “Tenho que dar uma cochilada”, explicou, sorrindo. “Levanto às 5h da manhã e fico o dia inteiro acordado, então, trago meu travesseiro, minha ‘mantinha’ e descanso aqui na van mesmo”.
O aposentado Pedro Paulo Jochi, de 59 anos, hoje é motorista de van e transporta alunos que moram na zona norte de Sorocaba até a cidade universitária da Uniso. Ele conta que, dependendo do dia, aproveita o tempo vago para ir ao supermercado, à padaria para tomar um café ou até mesmo à feira, para comer um pastel. “Muitas vezes fico aqui na faculdade mesmo jogando um ‘truquinho’ com os motoristas. Essa é nossa rotina”, contou. (Luís Pio - programa de estágio)