Sorocaba
Prefeitura compra 50 armadilhas para o Aedes aegypti
O valor foi de R$ 26.325, por meio de dispensa de licitação

A Prefeitura de Sorocaba efetuou a compra de 50 unidades de uma armadilha para mosquitos Aedes aegypti, o transmissor da dengue. Os dispositivos são da empresa Biovec. A aquisição foi no valor de R$ 26.325, por meio de dispensa de licitação.
A armadilha funciona quando posicionada próxima a locais com água contendo larvicida e o fungo adulticida. No momento em que o mosquito passa pela estação, os ovos depositados na armadilha são eliminados e o mosquito voa carregando o larvicida nas pernas, transportando o veneno para outros locais da redondeza. Desta forma, mais pontos são contaminados pelo veneno e as larvas, depositadas em locais difíceis de serem encontradas, também são erradicadas.
Já os mosquitos fêmea (disseminadora dos ovos e responsável pela contaminação da dengue) são infectados por um fungo inseto-específico que, com o tempo, elimina o vetor da doença.
Nas cidades com alto risco para arbovirosesoutras, o Ministério da Saúde indica a tecnologia para controle populacional do mosquito Aedes aegypti. Santo André, Vila Velha, Dracena, entre outros municípios, já estão fazendo o uso das armadilhas. (Thaís Verderamis)