Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 5 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aumento

Venda de imóveis cresce em fevereiro, aponta Creci

01 de Abril de 2025 às 22:50
Volume de novos contratos de locação assinados no período aumenta 109,44%
Volume de novos contratos de locação assinados no período aumenta 109,44% (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

A venda de imóveis na região de Sorocaba registrou alta de 8,31% em fevereiro deste ano, se comparado com janeiro. Já o volume de novos contratos de locação assinados no período aumentou 109,44%. É o que aponta o estudo divulgado pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP). Para realizar o levantamento, 96 imobiliárias da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foram consultadas.

De acordo com o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, os dados do mercado imobiliário da região de Sorocaba em 2025 refletem um início de ano desafiador e com sinais claros de recuperação. “Em janeiro, tanto as vendas quanto as locações apresentaram quedas expressivas de 36,35% e de 47,55%, respectivamente, reflexo de fatores como a sazonalidade do período, o impacto de incertezas econômicas e o comportamento mais cauteloso dos consumidores no início do ano”, explica.

No entanto, acrescenta José Augusto, fevereiro trouxe uma forte reação com um crescimento de 8,31% nas vendas e um “impressionante avanço de 109,44% nas locações, devido aos alunos de faculdades”. Ainda segundo ele, o cenário vem demonstrando que a demanda reprimida começou a se transformar em novos negócios. “Tivemos um resultado impactante em Sorocaba, diferente do restante do Estado de São Paulo que está em queda. Isso mostra que Sorocaba está com a economia forte”, completa.

O presidente do Creci-SP ressalta ainda que a queda nas vendas no Estado de São Paulo se dá devido às restrições como taxas de juros muito elevadas e corte de financiamentos. “Esse cenário se refere às taxas de juros, corte de financiamentos como recursos da poupança e financiamento do Programa Minha Casa, Minha Vida”, afirma.

Além disso, ele pede calma na hora da compra de um imóvel. José Augusto diz que é preciso verificar a documentação, como a matrícula atualizada e as certidões negativas, bem como analisar o histórico do vendedor e o estado do bem. “A compra de um imóvel na planta também requer tempo e atenção para um bom negócio”, orienta. “O Creci tem fiscalizado todas as medidas legais.” (Da Redação)