Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Terça-feira, 8 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comércio

Vendas de veículos novos sobem 4,2% em março

Mercado apresentou crescimento de 7,2% no primeiro trimestre

04 de Abril de 2025 às 22:53
Previsão da Fenabrave é de alta de 5% para este ano
Previsão da Fenabrave é de alta de 5% para este ano (Crédito: ANA CLAUDIA MARTINS / ARQUIVO JCS (14/6/2023))

As vendas de veículos zero quilômetro subiram 4,2% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo balanço divulgado pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias de automóveis. No total, foram vendidos 195,5 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Frente a fevereiro de 2025, as vendas tiveram alta de 5,7%.

Com 551,7 mil veículos entregues entre janeiro e março, o mercado apresentou crescimento de 7,2% no primeiro trimestre. Ainda não confirma, portanto, a intensidade da desaceleração prevista por revendas e montadoras para este ano.

As previsões da Fenabrave são de crescimento de 5% das compras de veículos zero quilômetro em 2025. A Anfavea, que representa as fabricantes, prevê alta de 6,3%, depois do crescimento de 14,1% registrado em 2024.

Ao comentar o balanço de março, o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, observou que no ano passado as vendas de carros só superaram a marca das 500 mil unidades em abril.

“O bom desempenho mostra que a demanda segue aquecida. Apesar dos desafios no crédito, há um ritmo sustentado de crescimento”, disse Arcelio.

As vendas de motos tiveram crescimento de 8,7% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 166 mil motocicletas foram comercializadas. Na margem — ou seja, de fevereiro para março —, as vendas de motos subiram 6,5%.

O balanço, divulgado pela Fenabrave, mostra que o segmento de duas rodas segue em alta, na esteira da expansão dos serviços de entrega (delivery) e da busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos em combustível.

A Fenabrave prevê aumento de 10% das vendas de motocicletas em 2025, para 2,06 milhões de unidades. (Estadão Conteúdo)