Zeladoria
Praça no Barcelona tem mato alto e sujeira

Moradores próximos evitam frequentar a praça Antônio Moreno Antequera, localizada no bairro Barcelona, devido à falta de manutenção. Com mato alto e sujeira que pode servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, o espaço de lazer traz preocupação à vizinhança.
Segundo o morador Oriel de Pontes, de 45 anos, embora a prefeitura realize manutenções, elas ocorrem com intervalos muito longos. “Até realizam o serviço, mas a situação piora rapidamente. Eu não deixo meu filho brincar aqui porque sei que é perigoso”, relata.
Jane Pontes, de 50 anos, esposa de Oriel, expressa sua indignação não apenas com a falta de cuidados, mas também com a preocupação causada pelos focos do mosquito da dengue. “Moramos aqui há três anos, mas essas manutenções nunca foram frequentes. Ficamos preocupados, porque, ao andar pela praça, encontramos focos de dengue, poças de água e objetos acumulados.”
O casal também relata que os contêineres de lixo ao redor da praça não estão sendo utilizados corretamente. “Com esse matagal, as pessoas que frequentam a praça com seus animais de estimação se sentem à vontade para não recolher a sujeira deixada pelos bichos. Esses contêineres viraram um verdadeiro ímã para o descarte irregular de entulho. Nos últimos dias mesmo, vi alguém tentando jogar telhas, tijolos e restos de obra em local impróprio”, comenta Jane.
Questionada sobre a situação da área pública no bairro Barcelona, a Prefeitura de Sorocaba informou que a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) enviará equipes ao local para avaliar as necessidades e programar os serviços de limpeza e roçagem. Além disso, equipes da Divisão de Controle de Zoonoses também serão deslocadas para os endereços mencionados, a fim de adotar as medidas necessárias.
Ana Sentelhas - programa de estágio
Galeria
Confira a galeria de fotos