Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 17 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Planejamento Urbano

Sorocaba realiza 7ª Conferência Municipal da Cidade

Evento discute mobilidade e meio ambiente

12 de Abril de 2025 às 19:30
Arquiteta Sandra Lanças explica sobre plataforma colaborativa e sistemas de monitoramento
Arquiteta Sandra Lanças explica sobre plataforma colaborativa e sistemas de monitoramento (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Sorocaba realizou a 7ª Conferência Municipal da Cidade, na Universidade Paulista (Unip), na manhã de ontem (12). O evento discutiu propostas de planejamento urbano da cidade. Aberto ao público, ofereceu espaço para que a população também apresentasse propostas, dificuldades e soluções que poderão ser utilizadas posteriormente.

A Conferência Municipal da Cidade - Sorocaba não acontecia há nove anos. Promovida pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), discutiu problemas de mobilidade e meio ambiente. “A gente está sentindo a questão climática, de mobilidade. Tudo que estamos sentindo na cidade de Sorocaba a gente pode transferir para uma solução do Estado e também do País” explica o Secretário da Seplan, Maurício Campanati.

O evento foi dividido em cinco eixos. O primeiro, de Urbanismo e Habitação, com o palestrante Eric Vieira, abordou temas como moradia, equidade, justiça socioterritorial e espaços públicos inclusivos. O segundo eixo, Infraestrutura e Mobilidade, contou com o engenheiro Renato Gianolla, e falou sobre serviços públicos e transporte de qualidade, mobilidade sustentável e redes de sistemas viários.

O terceiro eixo, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, com a dra. Jussara Lima de Carvalho, tratou sobre o saneamento ambiental, desenvolvimento econômico com justiça socioambiental, áreas verdes e áreas protegidas. O quarto eixo, Cidades Inteligentes, com a arquiteta Sandra Lanças, explicou sobre a transformação digital, plataforma colaborativa e sistemas de monitoramento. O quinto e último eixo, Governança e Participação Social, com Carlos Ribeiro Abibe, abordou projetos integrados, instrumentos de planejamento local e regional.

Conforme explica Gianolla, a Conferência é um espaço para abordar os problemas da cidade e oferecer soluções. “Priorizar o transporte não motorizado, colocar um transporte coletivo bom, de qualidade, é assim, qualificar o projeto de acordo com a demanda, com a necessidade. Investir em calçadas, principalmente próximo de escolas, diminuir a velocidade das vias, fazer um programa municipal de diminuição de acidentes. O que fizemos foi dar ideias para passar para as conferências Estadual e Nacional”.

Segundo Campanati, dos cincos eixos devem ser elaboradas dez propostas, que serão encaminhadas para a Comissão Organizadora da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, onde, se forem aceitas, serão encaminhadas para a Conferência Nacional.