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Sorocaba, Quinta-feira, 17 de Abril de 2025

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Contorno oeste

Contornos viários também estão previstos

12 de Abril de 2025 às 20:00
A Bunjiro Nakao
A Bunjiro Nakao "corta" o município de Piedade ao meio (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE IBIÚNA)

Há três contornos viários que podem ser realizados em Sorocaba e região para melhor fluidez de trânsito de veículos pesados e leves, mas que estão fora do escopo divulgado pela CCR Rota Sorocabana, concessionária que vai gerenciar por 30 anos mais de 460 quilômetros de rodovias paulistas. Uma delas é o chamado “contorno oeste”, que promete ligar a rodovia Raposo Tavares (SP-270), em sua parte oeste na cidade de Sorocaba, com a Emerenciano Prestes de Barros (SP-097), na zona norte de Sorocaba, rodovia transversal de mais de 25 km que vai para Porto Feliz.

A intenção é desviar o trânsito de veículos leves e pesados do centro e das rodovias para a região, desafogando o fluxo intenso dos automóveis. Há grandes chances de desenvolver a região economicamente com essa circulação, em um espaço ainda a ser desbravado nessa parte da zona oeste.

Os investimentos estão previstos no contrato de concessão da CCR como “investimentos contingentes”, informa a assessoria da Secretaria de Planejamento e Investimento do Estado de São Paulo. Ou seja, são investimentos que não estão primariamente como uma responsabilidade da concessionária, mas assim que solicitado pelo poder concedente (Governo Estadual), ela é obrigada a apresentar os projetos executivos, e uma inclusão no contrato é feita.

Outros dois contornos estão previstos. Um deles é em Piedade, para desviar veículos pesados do centro da cidade. A rodovia Bunjiro Nakao (SP-250) corta o município ao meio, e esse contorno pretende ligar essa rodovia com a tenente Celestino Américo (SP-079) — rodovia que, a partir de Votorantim, apresenta pista simples, atravessando, além de Piedade, a cidade de Tapiraí, até chegar a Juquiá. Já a Bunjiro é uma das principais rodovias que atendem Ibiúna, Vargem Grande Paulista e Cotia.

O outro contorno previsto pode ser construído mais perto de Sorocaba, em Salto de Pirapora. Ele tem a intenção de ligar a estrada João Guimarães (SP-104) — uma das vias principais de Salto de Pirapora, com mais de 12 km de extensão — com a rodovia João Leme dos Santos (SP-264) — via que liga a cidade com Sorocaba, com acessos também para Votorantim e Pilar do Sul. Ela pode servir de alternativa para veículos de grande porte desviarem do centro de Salto de Pirapora. 

 

 

 

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