Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 17 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Peregrinação

Caminhada da Penha é marcada para o dia 27; preparativos já começaram

Romeiros partem às 4h30 num percurso de aproximadamente 17 quilômetros, dividido entre asfalto e terra

12 de Abril de 2025 às 19:30
Peregrinação reúne mais e mais participantes a cada ano: evento tem início com uma brincadeira
Peregrinação reúne mais e mais participantes a cada ano: evento tem início com uma brincadeira (Crédito: ANDRÉ REIS / DIVULGAÇÃO)

Os organizadores da Caminhada da Penha já iniciaram os preparativos para a 25ª edição da procissão que será realizada no dia 27. O início será com a concentração a partir das 4h, na Paróquia São José, ao lado da fábrica Fiação Alpina. Após uma bênção às 4h30, os participantes seguem com destino à Serra de São Francisco, num percurso de aproximadamente 17 quilômetros, dividido entre asfalto e terra. Ao final, está prevista uma missa campal, às 10h, em frente à Capela da Penha, celebrada pelo padre Paulo Roberto Ganzales.

Organizador e idealizador do evento, Paulo Roberto Ferreira Camargo, o Beto Zen, destaca que os participantes também poderão fazer a doação de alimentos, o que deve ser entregue na própria igreja de São José, antes do início do trajeto. “Neste ano optamos pela doação espontânea, quem desejar doar alimento é só trazer no dia do evento que estaremos arrecadando”, explica.

Como tem ocorrido nos anos anteriores, a Caminhada da Penha é realizada no primeiro domingo após a Páscoa. “Para nós, organizadores, é um orgulho poder organizar mais um ano a caminhada que, a cada ano, reúne mais e mais participantes e que deixou de ser apenas uma caminhada de aventura e se tornou um evento de peregrinação”, comenta o padre Paulo Roberto.

Era uma brincadeira

A Caminhada da Penha teve início com uma brincadeira — ou quase uma aposta — feita entre amigos no bar de propriedade de Beto Zen, em 1998. Naquele primeiro ano, o evento começou em 31 de março e terminou em 1º abril com poucos participantes.

Beto lembra que foi em uma conversa de bar, entre 20 amigos que acharam que era brincadeira, que nasceu a hoje tradicional caminhada. “Na primeira foram cinco pessoas, depois começou a aumentar com o passar dos anos”, acrescenta.

O evento ganhou, da quinta edição em diante, uma finalidade mais religiosa e passou a ter missa campal, organizada primeiramente pelo padre Paulo Roberto Gonzales. O caráter religioso ganhou mais força ainda quando a imagem de Nossa Senhora da Penha começou a acompanhar a caminhada.

Para outras informações, o telefone de Beto Zen é (15) 99788-2260. (Da Redação)