Renasce
Heroínas e heróis do acesso: conheça a equipe por trás da vitória
Projeto criado em 2021, durante a pandemia de Covid-19, atinge o objetivo: recolocar Sorocaba na elite do vôlei feminino nacional

Foram quase 30 anos ausente da principal divisão do vôlei nacional, mas o Renasce conquistou a classificação e, em 2026, vai disputar a Superliga A. O feito é fruto de um trabalho iniciado, em 2021, pelos professores de educação física e técnicos esportivos, Clóvis Granado e Douglas Santa Ana, com o apoio da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida de Sorocaba, além de empresas que investem e apoiam a prática esportiva.
O Projeto Renasce Sorocaba saiu do papel durante a pandemia de Covid-19. Ao longo de quatro anos, o então time feminino montado às duras penas foi conquistando cada vez mais o seu espaço na modalidade. Neste período, foi campeão Estadual Sub-21, da Superliga C e ainda dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos do Interior.
Pouco a pouco, o sonho de voltar à elite – a última equipe que representou Sorocaba na Superliga A foi o Leites Nestlè em 1998 –, foi se tornando cada vez mais realidade. O passaporte, então, foi carimbado na noite desta sexta-feira (4) com a vitória sobre o São Caetano por 3 sets a 1.
As semifinais contra a equipe do ABC foram repletas de emoção. O Renasce venceu o primeiro jogo lá, perdeu em casa e, anteontem, novamente em casa – com o Ginásio do Sesi lotado – atingiu o objetivo traçado desde que o projeto foi definitivamente implantado em Sorocaba.
Até aqui, na temporada 2024/2025 da Superliga B Feminina de Vôlei, foram 18 jogos e apenas três derrotas, 47 sets a favor e 18 contra. No entanto, o campeonato ainda não terminou. Amanhã (7), às 21h, as meninas entram em quadra para enfrentar o Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro. A partida, que terá transmissão ao vivo pelos canais SporTV, vale o título da competição.
Por isso, a equipe sorocabana sequer teve tempo de comemorar a vaga à Superliga A. Hoje (6) embarca para o Rio de Janeiro. O técnico Clóvis Granado pretende aproveitar a longa viagem de ônibus para orientar as jogadoras sobre a postura que devem ter em quadra para o último compromisso válido pela Superliga B.
As atletas querem sim o título, mas também entendem que a missão – dar a Sorocaba a chance de estar, mais uma vez, entre os principais times do país quando o assunto é vôlei feminino – está cumprida. “Vamos entrar em quadra para nos divertir”, afirma Isa Paquiardi, uma das líderes do elenco.
SERVIÇO
Tijuca-RJ x Renasce Sorocaba
Quando: nesta segunda-feira, 7 de abril de 2025
Onde: Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro
Horário: 21h
Transmissão: canais SporTV
Galeria
Confira a galeria de fotos