Basquete
O returno vem aí
Liga Sorocabana de Basquete retorna às quadras diante do Cruzeiro, na segunda-feira, depois de vários dias de ‘folga’

O returno da fase classificatória da Liga Ouro começa na próxima segunda-feira (14) para a Liga Sorocabana de Basquete (LSB), após mais de uma semana de “folga” dos compromissos oficiais. O adversário é o Cruzeiro-MG. Até lá, os treinamentos foram intensificados para que os erros apresentados pela equipe local nos jogos passados não se repitam.
Gestor e técnico da LSB, Rinaldo Rodrigues explica que aproveitou o período para analisar, com calma, a derrota para Osasco por 68 a 61. Conforme ele, o time apresentou erros fatais em cobrança de laterais, de passe e foi muito ansioso. “Trabalhamos muito arremessos, nossa comunicação e atenção dentro de quadra, tanto na defesa quanto no ataque”, acrescenta. “Foi uma semana ótima de trabalho e agora vamos ver se a gente consegue executar em quadra.”
Rinaldo vê os treinamentos como essenciais para tentar retomar os bons resultados conquistados nos três primeiros jogos — nas duas partidas seguintes, a equipe de Sorocaba perdeu. Até aqui, a LSB ocupa o terceiro lugar na tabela de classificação com oito pontos e 60% de aproveitamento. À frente estão Cruzeiro, com 11, e Osasco na liderança com 12.
O gestor e técnico da Liga Sorocaba entende que o saldo do primeiro turno foi positivo. “Foi além das nossas expectativas”, afirma. “Saímos na frente ganhando duas partidas em casa e depois conseguimos buscar um jogo contra o Vitória que vem melhorando a cada dia.”
Apesar da queda de rendimento nas duas últimas da fase inicial — o que fez com que a agremiação deixasse a liderança —, Rinaldo acredita que é possível recuperar os pontos perdidos. “No segundo turno zera tudo. Então, acho que a gente tem total chance de ainda poder brigar entre as três primeiras colocações, que é o nosso objetivo”, ressalta.
Próximos jogos
O compromisso de segunda-feira, às 19h, é em Itatiaiuçu, cidade distante 76 quilômetros de Uberlândia. No primeiro turno, contra o mesmo Cruzeiro, a LSB venceu por 70 a 68, jogando no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba.
Após o jogo diante do Cruzeiro, a Liga Sorocabana segue em Minas Gerais para, na quarta-feira (16), enfrentar o Minas Tênis Clube. O retorno a Sorocaba está marcado para o dia 21 quando encara o Vitória-BA, às 19h, no Ginásio Municipal.
CLASSIFICAÇÃO
1- Osasco (12 pontos)
2- Cruzeiro (11 pontos)
3- LSB (8 pontos)
4- Minas (8 pontos)
5- E.C Pinheiros (7 pontos)
6- E.C Vitória (5 pontos)
RESULTADOS DO 1 TURNO
LSB 70 x 68 Cuzeiro
LSB 55 x 46 Minas
Vitória 55 x 62 LSB
Pinheiros 61 x 51 LSB
Osasco 68 x 61 LSB
Rinaldo reclama das dificuldades
Gestor e técnico da Liga Sorocabana de Basquete (LSB), Rinaldo Rodrigues, reclama das dificuldades que diz estar encontrando fora de quadra. Tanto que ele afirma ainda não ter montado um planejamento visando o jogo de segunda-feira (14), contra o Cruzeiro-MG, às 19h, em Minas Gerais.
Até mesmo a data em que o elenco viaja para o compromisso não foi definida, afirma Rinaldo. “É muito difícil fazer esporte na nossa cidade. É uma rotina de sofrimento. Então, a gente está lutando agora para conseguir chegar em Belo Horizonte”, desabafa. “Obviamente que a prefeitura faz a parte dela, mas a gente está com muito problema para arrumar patrocinador. São custos altos com arbitragem e viagem, mas vamos tentar superar tudo isso e tentar surpreender o Cruzeiro e o Minas lá dentro.” (T.M.)
Liga Ouro dá vaga ao NBB em 2026
Competição que dá vaga ao Novo Basquete Brasil (NBB), a Liga Ouro é realizada em duas fases, sendo a primeira em sistema de turno e returno, com os dois primeiros colocados se classificando diretamente às semifinais. As outras equipes avançam aos playoffs, com o 3º encarando o 6º e o 4º enfrentando o 5º, no esquema de melhor de três jogos. As semifinais também serão decididas em três jogos, enquanto a final, em cinco.
Se o vencedor atender a todos os requisitos estabelecidos pela Liga Nacional de Basquete (LNB), ingressará na divisão de elite do NBB. Caso contrário, a vaga segue para o próximo colocado e assim por diante. Apenas equipes B do Pinheiros e do Minas não poderão se classificar para o seleto grupo por já possuírem representantes do mesmo clube no torneio. (T.M.)