Editorial
Por uma Sorocaba maior e melhor
Sorocaba soube mesclar crescimento com qualidade de vida e é, atualmente, um centro procurado por milhares de pessoas
Sorocaba celebra, amanhã (15), 368 anos. São anos e mais anos de história, de progresso e de crescimento. A cidade viveu ciclos importantes e soube tirar proveito de cada um deles. Começou lá atrás, com os bandeirantes, que aproveitavam o agrupamento de casas montado aqui para seguir viagem rumo ao sul do país. Depois veio o tropeirismo, com a Feira de Muares garantindo renda para criadores, comerciantes e boa arrecadação para o município. Atravessamos, com sucesso, o ciclo do minério de ferro, com as fantásticas jazidas da Fazenda Ipanema. Passamos então pelo ciclo das indústrias têxteis, onde o nosso progresso foi comparado a Manchester, no Reino Unido. Depois vem a Estrada de Ferro Sorocabana, que ajudou a levar o progresso para o interior de São Paulo.
Já no final de década de 1960, após a emancipação de Votorantim, Sorocaba começa a viver um intenso processo de industrialização, que nunca mais parou. Hoje a cidade não é só um polo importante industrial, mas também um ‘hub‘ de serviços e comércio para toda a região administrativa.
Sorocaba soube mesclar crescimento com qualidade de vida e é, atualmente, um centro procurado por milhares de pessoas que querem deixar a capital para viver de uma maneira mais tranquila e sossegada.
Esse movimento tem gerado frutos não só para Sorocaba, mas também para os municípios vizinhos. A nossa região administrativa de Sorocaba ficou em segundo lugar entre as 14 do interior de São Paulo com maior geração de emprego nos últimos 12 meses. Foram criadas 37.932 novas vagas. Ficamos atrás apenas da Região Administrativa de Campinas. Os dados são da Fundação Seade. Pelo levantamento, esse resultado representa uma variação positiva de 6,1% nos últimos quatro trimestres.
Sorocaba está à frente de outras grandes regiões, como São José dos Campos, por exemplo, que teve saldo de 28.806 contratações em um ano. Para o coordenador do curso de Economia da Universidade de Sorocaba, Renato Garcia, o crescimento recente da geração de empregos na região reflete a recuperação gradual da indústria, do setor de serviços e também é estimulado pelo tamanho e pela diversificação do parque industrial regional. ‘Quando consideramos os resultados ao longo dos últimos meses, podemos verificar que há uma recuperação importante‘, analisa Renato.
E essa recuperação do mercado de trabalho está sendo sentida também em outras regiões do país. Embora São Paulo seja o Estado que mais gerou novas vagas de emprego, outras unidades da federação tiveram bom desempenho. A taxa de desemprego caiu em 22 das 27 unidades no 2º trimestre, na comparação com os 3 primeiros meses do ano. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desocupação no segundo trimestre de 2022 ficou em 9,3%. No trimestre anterior, o índice nacional estava em 11,1% e no mesmo trimestre do ano passado o desemprego era de 14,2%. Os menores índices de desemprego estão em Santa Catarina (3,9%), Mato Grosso (4,4%) e no Mato Grosso do Sul (5,2%). Em São Paulo, a taxa é de 9,2%.
Voltando para Sorocaba, a cidade não tem comemorado apenas a queda na taxa de desemprego. O Produto Interno Bruto (PIB) da nossa Região Administrativa, formada por 47 municípios, foi o que mais cresceu no Estado de São Paulo nos últimos doze meses. A alta acumulada em quatro trimestres (abril de 2021 a março de 2022) chegou a 9,4%, totalizando R$ 139,862 bilhões. O resultado coloca a região como líder no ranking de elevação do PIB, entre 16 RAs e a média do próprio Estado.
Com todas essas boas notícias temos muito a comemorar nesse aniversário. É hora de ir para as ruas celebrar o sucesso de Sorocaba. Seja no Desfile Cívico de hoje, seja no almoço do Dia dos Pais, seja no chão de fábrica durante as conversas informais. Sorocaba está mais forte graças ao empenho de todos nós. E, unidos, poderemos fazer a cidade ser ainda maior e melhor.