Fé
Celebrações na Catedral se estendem até domingo (20)
Programação começa nesta quarta-feira (16), com a Missa da Unidade, às 19h30

A Catedral Metropolitana de Sorocaba promove celebrações da Semana Santa, com uma programação especial que se estende até domingo (20). A paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo devem ser lembradas por centenas de fiéis no centro da cidade.
Hoje (16), Quarta-Feira Santa, às 19h30, acontece a Missa da Unidade, ou Missa do Crisma, presidida pelo arcebispo dom Julio Endi Akamine. A celebração, que reúne todo o clero da arquidiocese, inclui a renovação dos compromissos sacerdotais e a bênção dos Santos Óleos utilizados ao longo dos anos nos sacramentos.
O Tríduo Pascal, momento mais solene da Semana Santa, tem início amanhã (17), Quinta-Feira Santa, às 19h30, com a Missa da Ceia do Senhor e o rito do Lava-pés, seguida pela Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Na Sexta-Feira Santa (18), dia de jejum e abstinência, a programação começa às 9h com o Sermão das Sete Palavras. Às 15h, será celebrada a Paixão do Senhor. Às 17h, a Comunidade Jovem Espírito Santo (Cojes), que completa 50 anos em 2025, apresenta a Encenação da Paixão de Cristo. Em seguida, haverá a Procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, com imagens do século 18.
No Sábado Santo (19), às 19h30, será celebrada a Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo, proclamação da Páscoa e renovação das promessas batismais.
O Domingo de Páscoa da Ressurreição contará com missas nos horários habituais da Catedral — 8h, 10h, 12h, 18h e 20h —, além de uma celebração às 17h na Comunidade Santa Cruz.
Este ano, a Semana Santa será também marcada pela despedida de dom Julio, que presidirá sua última Páscoa em Sorocaba, antes de assumir nova missão pastoral na Arquidiocese de Belém do Pará, como arcebispo coadjutor. (Da Redação)