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Duplicação de avenida e marginal em Ibiúna está em compasso de espera

08 de Abril de 2025 às 21:30
Rodovia Bunjiro Nakao é fundamental para o fluxo da produção de hortifrúti
Rodovia Bunjiro Nakao é fundamental para o fluxo da produção de hortifrúti (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE IBIÚNA)

As obras de duplicação da rodovia Bunjiro Nakao e avenida Antônio Falci (marginal de Ibiúna) estão na mira da CCR Sorocabana, mas a empresa ainda não iniciou a obra no trecho. Assim, alega que não possui informações precisas sobre a paralisação dos serviços e admite que o contrato de Concessão da Sorocabana prevê a conclusão das obras até março de 2028.

Os trabalhos começaram, de forma lenta, em 2017, mas foram interrompidos de vez na época da pandemia de Covid-19. Outra justificativa para a paralisação é problemas documentais na licitação, explica o prefeito de Ibiúna, Mário Pires (Republicanos). “Estamos ansiosos com a duplicação da rodovia e da avenida que vão ajudar nossa cidade a crescer muito mais”, afirma.

Ainda conforme ele, a duplicação da marginal e da avenida é uma conquista da atual gestão que se articulou junto ao Governo do Estado para incluir o município no pacote de investimentos da concessão da Rota Sorocabana. “Os bastidores foram difíceis, mas conseguimos”, celebra Mário Pires.

O prefeito de Ibiúna classifica as vias como fundamentais para o fluxo da produção de hortifrúti do município que, inclusive, abastece os mercados da capital, distante apenas 50 quilômetros. “Além disso, somos uma Estância Turística, o fluxo de veículos aumenta e precisamos receber todo esse tráfego bem”, aponta.

Série de benfeitorias

A CCR Sorocabana dará início a uma série de benfeitorias na rodovia Bunjiro Nakao como sinalização de solo, recuperação de asfalto e adequações de segurança. Feito isso, iniciará, em conjunto com o município, o processo de duplicação da via que contempla o trecho entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna.

Já a avenida Falci corta Ibiúna inteira e chega em Piedade. “As obras trarão maior fluidez e, principalmente, maior segurança para os motoristas que trafegam pela região, além de contar com a implantação de passarelas de travessia para garantir a segurança dos pedestres”, atesta a concessionária.

A CCR conclui que outras obras — duplicação da SP-250 entre Ibiúna e Piedade (km 73 ao km 97) — também estão previstas.