Canal 1
Substituta de "Mar do Sertão" ainda engatinha na Globo
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Enquanto “Mar do Sertão”, escrita por Mário Teixeira, segue um curso normal no horário das seis, a Globo prepara sua substituta, “Amor Perfeito”. A trama de Duca Rachid e Júlio Fischer é ambientada na década de 1940. Direção de André Câmara.
A estreia está prevista para 20 de março, mas, exceção ao roteiro, já bem adiantado, outros trabalhos estão apenas começando. Falta, por exemplo, o carro-chefe da história: a protagonista que viverá Maria Elisa Rubião, a Marê.
O leitor deve se lembrar que aqui foi dito que era praticamente impossível contar com Alanis Guillen. Houve o entendimento que a jovem atriz fez um papel marcante, Juma Marruá, e precisa de certo tempo para descansar a imagem. Diante disso, uma outra atriz será anunciada para o papel. E se existem atrasos na montagem do elenco, por consequência outros setores também não andaram, como figurino, caracterização, testes de vídeo, ensaios, workshop, cidade cenográfica...
Nesta altura, portanto, só é possível cravar as presenças de Mariana Ximenes e Rafael Cardoso no elenco. Quanto ao mais, tem que esperar.
Mercado
A Banjay Américas, “mas podem me chamar de Endemol”, depois que foi anunciada a construção dos seus estúdios no Brasil, em Guarulhos, em uma área de 70 mil metros quadrados, agora adquiriu a participação majoritária da produtora A Fábrica. nota veiculada no Tela Viva também destaca alguns dos trabalhos feitos por esta empresa para Netflix, HBO Max, Globo, Globoplay e Amazon, entre outros.
Bancada
Amanda Klein passou a dividir com Augusto Xavier a apresentação do “Rede TV News” na Rede TV!. Só que ainda não é uma mudança definitiva. A titular Érica Reis está em período de férias.
Porém...
O que se sabe é que há um trabalho muito forte para que Amanda e Augusto Xavier continuem como definitivos do principal telejornal da Rede TV!. E que a Érica, na volta das férias, reassuma o “Leitura Dinâmica”, que por muitos anos ela esteve à frente.
Nova afiliada
A TV Cultura terá uma nova afiliada em Minas Gerais, a partir deste sábado: a TV Horizonte, de Belo Horizonte. Programação a partir da cabeça de rede, incluindo jornalísticos, entretenimento, documentários, séries, infantis, esporte e musicais, pelos canais 30.1 na grande BH e 47.1 em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.
Cobertura
Atualmente, a Cultura está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O seu sinal alcança todo o país através da TV aberta, TV por assinatura e parabólicas. Na TV aberta são 210 canais próprios no Estado de São Paulo e no Distrito Federal, 60 afiliadas geradoras e 340 retransmissoras espalhadas pelo país.
Trabalho de craque
Aqueles que conheceram o Betinho e agora olham, aí ao lado, a foto do Julio Andrade no papel dele, realmente se impressionam. Com todas as razões. Tudo remete ao irmão do Henfil. Que orgulho que dá do trabalho do pessoal dos bastidores da nossa TV.
Pensa que é fácil?
Entre nós: aqui o trabalho é sério. Nada é publicado sem a devida apuração, checagem e rechecagem. Nenhum favor. Uma obrigação. Pois bem, um jornalista da coluna procurou a assessoria da atriz Claudia Abreu e foi informado que a terceira temporada de “Desalma”, que ela participa, estava confirmada. Só o início das gravações que não...
Mas aí...
Claudia Abreu, ao tomar conhecimento de tudo, através de um desses sites que replicam a coluna - aliás, com o devido crédito, como tem que ser -, deu uma estranhada. E fez uma postagem, dizendo que o jornalista, no caso este que vos fala, estava sabendo mais que ela. Destaque-se: educada e num tom de brincadeira. Mas com comentários de terceiros, embaixo, nem tanto.
Passo seguinte
Evidente que a fonte, no caso o assessor, o que passou a notícia foi novamente procurado para os devidos esclarecimentos. E não é que ele mudou totalmente a versão, após a postagem da Claudia: disse que disse que a série, “Desalma” no caso, não estava confirmada e só a Globo poderia falar sobre o assunto. Tá bom pra você? Santo WhatsApp que dá pra guardar tudo direitinho.
Vai anotando
Algo que na Globo, até bem poucos anos, era uma coisa inimaginável, vai se tornando muito comum em sua programação. Já são vários produtos de fora incluídos na sua grade, como nos domingos, após o almoço e ao final da noite. Conteúdos produzidos por A Fábrica, acima citada, Formata, Floresta e companhia bela.
Outro momento
Este aproveitamento dos produtos de terceiros pelas principais TVs, meio que acanhado ainda, pode ser entendido como os primeiros passos de algo que, há não tantos dias, foi especulado por ai. A tendência é que isso venha a crescer cada vez mais nos próximos tempos.
Galeria
Confira a galeria de fotos