Educação
Aprender com jogos: uma abordagem divertida e eficaz
Atividade contribui para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para os desafios futuros de maneira leve e eficaz

Unir brincadeira e aprendizado é sempre uma boa ideia. Os jogos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, em especial do 1º ano do ensino fundamental, oferecendo uma abordagem lúdica e eficaz para a aprendizagem. Nesta fase, as crianças estão em um momento importante do desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Assim, os jogos podem ser uma ferramenta poderosa para estimular esses aspectos, explica a diretora do Colégio Politécnico de Sorocaba, Luciane Cristina Durigan.
Os jogos são importantes para a aprendizagem, assim como o brincar e as brincadeiras. Luciane diz que, primeiramente, os jogos promovem o aprendizado ativo. Em vez de receberem informações de forma passiva, os alunos se envolvem efetivamente no processo de aprendizagem, o que facilita a compreensão e a retenção dos conteúdos. “Por meio de atividades lúdicas, os alunos são incentivados a explorar conceitos de forma prática, promovendo a curiosidade e a criatividade”, afirma. “Jogos educativos ajudam a reforçar as competências, como a matemática e a leitura, de uma maneira envolvente, tornando o conteúdo mais acessível e memorável.”
Resultado satisfatório
Aluno do Poli, Isaque Evaristo de Oliveira Correa conta que a aprendizagem com jogos, além de divertida, traz um resultado satisfatório. “A aprendizagem com jogos é legal, divertida, uma forma diferente de aprender. Gosto muito e o resultado é muito bom, pois aprendo brincando”, enfatiza.
Os jogos incentivam no desenvolvimento de habilidades sociais. “Ao jogar em grupo, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, a respeitar regras, a resolver problemas em conjunto, a lidar com vitórias e derrotas. Essa interação social é fundamental para a construção de vínculos e o desenvolvimento da comunicação e da empatia, práticas essenciais para a convivência em sociedade”, salienta a diretora do Poli.
Ainda conforme ela, os jogos também ajudam a desenvolver a motricidade fina e grossa. “Atividades que envolvem movimentação, manipulação de objetos ou jogos de tabuleiro contribuem para o aprimoramento das habilidades motoras, essenciais para o dia a dia da criança”, destaca.
Outro aspecto importante, na opinião de Luciane, é a motivação. Para ela, jogos tornam o ambiente escolar mais dinâmico e atraente, o que pode aumentar o interesse dos alunos pelo aprendizado, tornando-o mais significativo. “Quando as crianças se divertem, elas se sentem mais motivadas e confiantes a participar das atividades e a explorar novos conhecimentos”, ressalta.
Um aliado
“Usar os jogos pedagógicos como um aliado para o aprendizado desenvolve habilidades cognitivas, estimula a criatividade de forma divertida e o resultado em casa é fantástico”, acrescenta Vânia Rocha, mãe da aluna Nathalia Rocha Soares.
Os jogos oferecem um espaço seguro para que as crianças experimentem, arrisquem-se e aprendam, promovendo a resiliência e a autoconfiança. “Em suma, a integração de jogos no ensino do 1º ano não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também contribui para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as melhor para os desafios futuros de maneira leve e eficaz”, finaliza Luciane.
Galeria
Confira a galeria de fotos