30 países
‘É Tudo Verdade’ exibe 85 documentários
Festival Internacional de Documentários apresentará produções de 30 países

Celebrando três décadas de história, o tradicional festival internacional de documentários “É Tudo Verdade” teve início nesta quinta-feira (3). Até o dia 13 de abril, cinco salas de cinema na capital paulista e três no Rio de Janeiro vão exibir gratuitamente 85 produções documentais de 30 países.
Neste ano, o festival vai homenagear a obra de Vladimir Carvalho, exibindo nove longas do cineasta. Já a retrospectiva internacional vai destacar a obra do diretor britânico Humphrey Jennings.
Como parte das comemorações pelos 30 anos de existência, o festival criou o Especial 30!, exibindo três documentários marcantes da história do evento: “O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes”, “Noel Field - A Lenda de Um Espião”; e “Cabra Marcado para Morrer”, filme que inspira a capa do catálogo desta edição.
Além disso, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, vai sediar um seminário entre os dias 10 e 11 de abril com a presença de quatro cineastas brasileiros que já venceram a mostra competitiva do festival: Eliza Capai, Joel Zito Araújo, Paulo Sacramento e Roberto Berliner.
Para ampliar o acesso do público ao festival, a programação ainda incluirá dez curtas-metragens em streaming, que serão exibidos na plataforma gratuita Itaú Cultural Play entre os dias 14 e 30 de abril.
Os ingressos para as sessões presenciais são gratuitos e disponibilizados até uma hora antes do início de cada filme. A programação completa do festival pode ser acessada pelo site https://etudoverdade.com.br/br/home/. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)