Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Terça-feira, 8 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

30 países

‘É Tudo Verdade’ exibe 85 documentários

Festival Internacional de Documentários apresentará produções de 30 países

03 de Abril de 2025 às 23:07
"Cabra Marcado para Morrer" é uma das obras a serem mostradas no evento (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Celebrando três décadas de história, o tradicional festival internacional de documentários “É Tudo Verdade” teve início nesta quinta-feira (3). Até o dia 13 de abril, cinco salas de cinema na capital paulista e três no Rio de Janeiro vão exibir gratuitamente 85 produções documentais de 30 países.

Neste ano, o festival vai homenagear a obra de Vladimir Carvalho, exibindo nove longas do cineasta. Já a retrospectiva internacional vai destacar a obra do diretor britânico Humphrey Jennings.

Como parte das comemorações pelos 30 anos de existência, o festival criou o Especial 30!, exibindo três documentários marcantes da história do evento: “O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes”, “Noel Field - A Lenda de Um Espião”; e “Cabra Marcado para Morrer”, filme que inspira a capa do catálogo desta edição.

Além disso, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, vai sediar um seminário entre os dias 10 e 11 de abril com a presença de quatro cineastas brasileiros que já venceram a mostra competitiva do festival: Eliza Capai, Joel Zito Araújo, Paulo Sacramento e Roberto Berliner.

Para ampliar o acesso do público ao festival, a programação ainda incluirá dez curtas-metragens em streaming, que serão exibidos na plataforma gratuita Itaú Cultural Play entre os dias 14 e 30 de abril.

Os ingressos para as sessões presenciais são gratuitos e disponibilizados até uma hora antes do início de cada filme. A programação completa do festival pode ser acessada pelo site https://etudoverdade.com.br/br/home/. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)