Cinema
Filme ‘caipira’ tem estreia nacional 5ª feira em Sorocaba
"Sou nascido e criado no interior, e essas opções são centrais na minha carreira. Realizei muitos filmes sobre a realidade interiorana", afirma o diretor

“Estranhas Cotoveladas”, o mais novo filme do cineasta Reinaldo Volpato, tem sua estreia nacional programada para Sorocaba, nesta quinta-feira (27), no shopping Cidade. De forma simultânea, o lançamento ocorre também em Araçatuba, Bauru e São José do Rio Preto.
A produção homenageia a cultura caipira e tem como cenário cidades paulistas, como Botucatu, Pardinho e Torre de Pedra, além de São José do Rio Preto. ‘Sou nascido e criado no interior, e essas opções são centrais na minha carreira. Realizei muitos filmes e reportagens sobre a realidade interiorana‘, afirma o diretor.
No filme, a médica Ella Trieste se coloca no centro de um triângulo amoroso com dois homens de mundos opostos. O primeiro é um jovem usineiro de cana de açúcar; o outro, de quem mais gosta, é um agrônomo que está implantando uma agricultura familiar e orgânica. Ella quer seguir seu coração, mas sente que precisa conciliar interesses econômicos e ambientais contraditórios. O ponto de conexão entre os três personagens é justamente Torre de Pedra, município onde eles vivem e a trama se desenvolve.
No enredo, a cidade de pouco mais de 2 mil habitantes não serve apenas de cenário, mas também como personagem e voz narrativa. ‘A Torre de Pedra é um monumento portentoso, e eu intuí que ele deveria contar a história desse povo forte e determinado, numa perspectiva profética, lincada ao tempo e à história do universo sideral e da humanidade‘, justifica Volpato.
Desde 1974
O diretor tem dedicado sua carreira cinematográfica a produzir filmes e programas sobre o interior paulista desde 1974, especialmente sobre a cultura caipira. ‘Sou originário e militante nesta saga‘, completa.
Volpato é cineasta formado pela ECA/USP. É diretor, produtor, roteirista e montador de filmes e programas de TV. Dirigiu os longas Abrasasas, A Moda é Viola, Jahu: A Saga do Comandante João Ribeiro de Barros e Os Favoritos da Catira. Produziu e montou o documentário O Profeta das Águas, de Leopoldo Nunes. Na TV Cultura, foi repórter de jornal e diretor do Viola, Minha Viola, apresentado por Inezita Barroso. Trabalhou também em programas como Globo Repórter, Domingo Gente, Jornal Hoje e Gente que Faz. Também foi gerente de programação da TV Brasil/EBC.
O lançamento de “Estranhas Cotoveladas” faz parte do projeto Núcleo de Distribuição Cinema do Interior, realizado através da Secretaria Estadual da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, via Ministério da Cultura e Governo Federal. Com coordenação geral do produtor Lucas Pelegrino, ele prevê a exibição em salas de cinema tradicionais e alternativas de quatro filmes realizados no interior paulista. Além de ‘Estranhas Cotoveladas‘, fazem parte da coleção ‘As Quatro Estações da Juventude‘, ‘Ivan‘ e ‘Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca‘. (Da Redação)