Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 30 de Março de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

Acidentes acendem alerta: saída dos terminais exige atenção redobrada

Secretaria de Mobilidade Urbana avalia medidas para evitar novas ocorrências e recomenda que motoristas e pedestres respeitem a sinalização e dirijam com responsabilidade

26 de Março de 2025 às 22:01
Veículo deixa o Terminal Santo Antônio e cruza a avenida Afonso Vergueiro para acessar pista sentido bairro;
Veículo deixa o Terminal Santo Antônio e cruza a avenida Afonso Vergueiro para acessar pista sentido bairro; (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Os dois terminais de transporte público de Sorocaba têm saídas de ônibus que demandam cuidado extra dos motoristas. Em menos de uma semana, dois acidentes ocorreram na saída do Terminal Santo Antônio para a avenida Afonso Vergueiro. Um deles, na terça-feira (25), resultou na morte de um policial militar que pilotava uma motocicleta e colidiu com um ônibus. O outro, no dia 19, deixou um motociclista gravemente ferido em um choque também com um ônibus.

O local possui um funcionamento diferente do padrão semafórico convencional. O semáforo no sentido centro da avenida permanece quase sempre aberto e só fecha quando um ônibus precisa atravessar no sentido contrário (para o bairro). O acionamento é manual, feito por um funcionário do terminal, que verifica qual veículo fará o percurso. O sinal não se fecha para outros ônibus que seguem pela avenida no sentido centro, os quais entram na via pela faixa da direita.

Uma análise visual feita pelo Cruzeiro do Sul mostrou que o sinal verde para os motoristas na avenida pode durar mais de quatro minutos, enquanto o amarelo aparece por menos de quatro segundos. Já o vermelho permanece pouco mais de 20 segundos.

“Sou motoboy há três anos e nunca tinha sofrido nenhum acidente, nem visto ocorrências neste cruzamento. No dia do acidente, quando o sinal ficou amarelo, o motorista do ônibus já havia saído do terminal antes de o meu semáforo ficar vermelho”, relata o motociclista de 27 anos que se acidentou no dia 19. Para ele, a avenida deveria ser interditada nessa saída. “O correto seria liberar a via e padronizar a saída dos ônibus por cima do terminal, descendo pela rua Francisco Scarpa”, opina. O jovem ainda se recupera de um ferimento grave na perna.

A Consor (uma das empresas que operam o transporte coletivo em Sorocaba) entrou em contato com ele para fornecer o número do seguro do ônibus envolvido no acidente. No entanto, o motociclista esperava um apoio mais efetivo, como assistência direta.

Acionamento manual

A Secretaria de Mobilidade de Sorocaba confirma que o acionamento semafórico nas saídas dos terminais é manual e que os ônibus só devem cruzar a via quando o sinal está verde. “O local está devidamente sinalizado. Porém, quando qualquer condutor desrespeita as regras de trânsito, como avançar o sinal vermelho, assume o risco”, afirma.

Apesar da sinalização existente, a Semob avalia outras medidas para evitar novos acidentes. “A recomendação é que condutores e pedestres sempre respeitem a sinalização e dirijam com responsabilidade.”

Já a Urbes Trânsito e Transportes destaca que todos os motoristas do sistema público passam por cursos de direção defensiva e treinamentos constantes sobre respeito à sinalização e condução segura.

Terminal São Paulo

Já no Terminal São Paulo, há duas saídas de ônibus para a rua Leopoldo Machado. Não há semáforos no local, mas existe uma lombada e uma faixa de pedestres antes das saídas. Os motoristas dos coletivos utilizam a faixa da direita para seguir viagem. A proximidade entre as duas saídas exige atenção redobrada dos demais condutores, pois a movimentação de ônibus pode ocorrer em sequência.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos