Estreia
Katharsis faz 35 anos com ‘O ser de Dioniso’
Montagem será apresentada com sessões no sábado e no domingo, às 19h

Para comemorar os 35 anos de atividade ininterrupta em Sorocaba, o tradicional Grupo Katharsis estreia seu novo espetáculo teatral intitulado “O ser de Dioniso”. A apresentação ocorrerá neste final de semana (sábado e domingo), às 19h, no auditório “Prof. Aldo Vannucchi. Os convites, gratuitos, poderão ser retirados no local a partir das 18h. A produção é do grupo Katharsis, projeto de extensão cultural da Universidade de Sorocaba.
O grupo Katharsis surgiu no início dos anos 90, sob iniciativa da professora Sonia Chébel e do professor Roberto Samuel. A partir de 1995 passou a ser dirigido por Roberto Gill Camargo.
A novidade desta vez é que o espetáculo discorre sobre o próprio teatro, pois Dioniso é o deus do teatro, focalizando o modo como a plateia assiste e reage às cenas apresentadas. Nesses 35 anos, o grupo apresentou cenas, personagens, comédias e dramas em mais de 40 montagens, viagens pelo Brasil e exterior, premiações em festivais e a participação de mais de 200 atores, entre universitários, veteranos, artistas de teatro, dança, artes visuais, cinema e música.
Ver de fora o que se vê de dentro
Faz-se muito teatro, assiste-se muito, discutem-se novas tendências em dramaturgia e encenação, mas pouco se tem dito sobre a recepção, as plateias, as diferentes gerações ao longo de transformações sociais e culturais. Sem a pretensão de esgotar o assunto, mas trazê-lo à tona com os procedimentos de linguagem própria do grupo, “O ser de Dioniso” retoma atores veteranos do grupo e também novatos, para a experiência inédita de focalizar a questão da recepção.
O texto é uma produção colaborativa, de linguagem sintética, sob direção de Roberto Gill Camargo. No elenco estão Ademir Feliziani, Ana Carol, Cleber Moscatelli, Lucas Donizete, Fabrício Bini e Osnival Búfalo. A sonoplastia é de Vagner Santos, iluminação de Roberto Gill Camargo e assistência de produção de Júlia Gonçalves. (Da Redação)