Sorocaba
Homem é flagrado desenterrando arma em área verde da zona norte
A pistola seria a mesma usada em disparos em frente a uma casa noturna no último final de semana

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba prendeu, na tarde desta terça-feira (25), um homem de 31 anos flagrado desenterrando uma réplica de arma de fogo em uma área verde no Jardim Santa Esmeralda, na zona norte da cidade. Junto com a réplica, os guardas também localizaram uma pistola calibre 7.65 mm, com numeração raspada, que havia sido enterrada anteriormente no mesmo local.
De acordo com a GCM, o armamento seria o mesmo utilizado em uma ocorrência de disparos registrada no sábado (22), em frente a uma casa noturna localizada na zona sul do município.
A equipe da Guarda prestava apoio ao Serviço de Obras Sociais (SOS) quando moradores da região pediram para que uma área verde próxima fosse averiguada. Ao chegarem ao local, os agentes não encontraram ninguém em situação de vulnerabilidade, mas se depararam com uma motocicleta estacionada, com a chave no contato e um capacete pendurado no retrovisor — o que chamou a atenção da guarnição.
Ao adentrarem o terreno, os guardas visualizaram um homem com uma pá, cavando a terra. Durante a abordagem, encontraram com ele a pistola real, sem munição. Questionado, o suspeito confessou que havia acabado de retirar a arma, a mando do irmão, e que ainda havia uma réplica enterrada no local.
Ainda segundo relato do homem à GCM, seu irmão teria se envolvido em uma briga na casa noturna no sábado e efetuado disparos com a pistola. O acusado disse que estava ali para recuperar as armas, pois seu irmão pretendia se apresentar à polícia, acompanhado de um advogado.
O homem foi conduzido ao Plantão da Polícia Civil, onde teve a prisão ratificada pelo delegado de plantão por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ele permanece à disposição da Justiça. A motocicleta encontrada foi liberada para ser entregue ao pai do acusado.