Organizadas
Prontos para a festa
Subsedes em Sorocaba da Gaviões da Fiel e da Mancha Alviverde programam atividades para acompanhar a final do Paulistão 2025

As subsedes em Sorocaba da Gaviões da Fiel e da Mancha Alviverde, principais torcidas organizadas de Corinthians e de Palmeiras, respectivamente, já estão se preparando para acompanhar a final do Campeonato Paulista 2025. O jogo entre Timão e Verdão está marcado para hoje (27), às 21h35, e será na Neo Química Arena.
Os corintianos estão confiantes de que vão encerrar um jejum que perdura desde 2019 — ganhou o título em cima do São Paulo, na ocasião — e ainda impedir o maior rival de ser tetracampeão. O time, inclusive, entra com vantagem em campo depois da vitória por 1 a 0, em pleno Allianz Parque, na partida de ida disputada no dia 15.
Por isso, cerca de 150 torcedores deixam Sorocaba, por volta das 15h de hoje, com destino à Capital. Outros se reúnem na sede localizada na rua Judith Rosa Tavares, 64, entre Sorocaba e Votorantim. No local, será instalado até mesmo um telão. “Estaremos apoiando o tempo todo, com o pensamento positivo para atropelarmos o Palmeiras”, diz Rubens Machado de Oliveira, o Rubinho, que está a 25 anos à frente da torcida na cidade.
Sócio e colaborador da subsede, Richard Martins de Almeida, sonha com o fim do jejum de títulos. “A expectativa é gigante. Podem vir outros campeonatos no ano, mas este é um que, literalmente, estamos sonhando para sair desta fase de jejuns de títulos e depois de um ano bem traumático [se referindo a 2024]”, acrescenta.
A vitória por 1 a 0 na casa do adversário empolga ainda mais. “É um frio na barriga gigante”, revela Richard. “Vamos fazer valer a força da nossa torcida dentro e fora do estádio para conquistarmos o título.”
O time da virada
A missão do Palmeiras é mais complicada. Tem de ganhar do rival por pelo menos um gol de diferença, no tempo normal, para levar a decisão aos pênaltis. Os palmeirenses mantêm a confiança, baseados no retrospecto recente — nas últimas três decisões, perdeu de São Paulo, Água Santa e Santos no primeiro jogo, mas reverteu na volta. O problema é que, ao contrário do passado, desta vez o compromisso é fora de casa.
O presidente da Mancha Sorocaba, Bruno Pietro, conta que a subsede — rua Paes de Linhares, 1763, Vila Fiori — estará aberta a partir das 16h e, às 18h30, haverá uma roda de samba. A entrada é gratuita, mas aqueles que puderem colaborar devem levar uma caixa de bombons para a ação social que a torcida pretende organizar na Páscoa.
Para ele, o jogo não será fácil, mas se o Palmeiras jogar o que sabe a torcida alviverde tem tudo para comemorar o inédito tetracampeonato. “Estaremos em nossa subsede apoiando e mandando energias positivas. Faremos a nossa parte como torcida”, complementa. Para outras informações, basta acessar o Instagram @brunopietrobr. (Colaboração: Thaís Marcolino)
ENDEREÇOS
Subsede Gaviões da Fiel
Rua Judith Rosa Tavares, 64, entre Sorocaba e Votorantim
WhatsApp: (15) 99696-1910
Subsede da Mancha Alviverde
Rua Paes de Linhares, 1763, Vila Fiori
WhatsApp: (15) 99662-8267
Fim de jejum, virada e vingança
Pela nona vez na história, o campeão do Paulistão vai ser definido em um dérbi, como de costume cheio de elementos que intensificam uma das maiores rivalidades do mundo. A taça estará em jogo, a partir das 21h35, na Neo Química Arena, onde Corinthians e Palmeiras se enfrentam pela rodada de volta da final, depois de vitória por 1 a 0 dos corintianos no Allianz Parque.
O time alvinegro precisa de um empate para confirmar o título que encerraria um jejum de seis anos sem conquistas. Já os palmeirenses têm de vencer por dois gols de diferença para serem campeões no tempo normal ou construir vantagem de um gol para levar a decisão aos pênaltis.
Se levantar a taça, a equipe alviverde se torna a segunda tetracampeã consecutiva da história do Estadual, feito só conseguido pelo Paulistano, ainda na era amadora, de 1916 a 1919. O Palmeiras também vai a Itaquera em busca de repetir um feito dos corintianos. Em 2018, o Corinthians foi derrotado pelo rival em casa, por 1 a 0, no jogo de ida da final, e reverteu a situação no Allianz, ao devolver o resultado e conquistar o título nos pênaltis.
No histórico de dérbis em finais de Paulistão, os palmeirenses levam a melhor. Venceram em 1936, 1938, 1974, 1993 e 2020. Já o time do Parque São Jorge, além de 2018, venceu as edições de 1995 e 1999. (Estadão Conteúdo)
CORINTHIANS x PALMEIRAS
Quando: nesta quinta-feira, 27 de março de 2025
Onde: Neo Química Arena, em São Paulo
Horário: 21h35
Transmissão: Record, Portal R7, PlayPlus, TNT, MAX, CazéTV, Uol Play, Nosso Futebol e Zapping TV
Galeria
Confira a galeria de fotos