Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 29 de Março de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabano Modesto Carone, tradutor de Kafka, morre aos 82 anos

16 de Dezembro de 2019 às 14:28

O velório será no Salão Nobre da USP na terça, 17, começando às 8 horas.. Crédito da foto: Reprodução / Facebook

O escritor, ensaísta e tradutor sorocabano Modesto Carone morreu nesta segunda-feira, 16, aos 82 anos. Principal tradutor de Franz Kafka no Brasil, Carone foi também professor universitário em São Paulo, Campinas e Viena.

O velório será no Salão Nobre da USP na terça, 17, começando às 8 horas.

Carone começou a traduzir Kafka justamente pela obra mais célebre do tcheco, A Metamorfose, em 1983, e verteu para o português brasileiro toda a obra do escritor, até 2002.

Modesto Carone também publicou diversos ensaios, contos e uma novela, Resumos de Ana (1998), livro vencedor de um prêmio Jabuti no ano seguinte. Recebeu o prêmio APCA 2009 de melhor livro de ensaio/crítica por Lição de Kafka.

Nascido em 1937 em Sorocaba, Carone concluiu o bacharelado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco no início da década de 1960. Mudou-se para a Áustria em 1965, para ser professor de língua e cultura brasileira na Universidade de Viena.

No retorno ao Brasil, poucos anos depois, se formou no doutorado em letras anglo-germânicas na Universidade de São Paulo (USP). Ainda em 1975, recebeu o título de livre-docente em letras e literatura comparada.

Sua estreia na literatura se dá com os contos de As Marcas no Real (1979), e dois anos depois Carone começou sua carreira no Instituto de Letras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde permaneceu por 15 anos.

A partir de 2000, trabalhou como professor visitante do Departamento de Teoria Literária da Faculdade de Letras da USP.

A maior parte da sua obra no Brasil saiu pela Companhia das Letras, que lamentou a morte do intelectual nas redes sociais.

Outras instituições, colegas, leitores e admiradores de Carone também usaram as redes para prestar homenagens. (Estadão Conteúdo)