Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quarta-feira, 9 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Decisão

Agora é tudo ou nada

Renasce joga pela terceira e última vez contra o São Caetano para definir quem vai à final da Superliga B e, de quebra, garante o acesso para a elite

03 de Abril de 2025 às 23:34
Além dos trabalhos em quadra para melhorar os fundamentos, parte mental também recebe atenção especial
Além dos trabalhos em quadra para melhorar os fundamentos, parte mental também recebe atenção especial (Crédito: FELIPE V. CUSTÓDIO / RENASCE SOROCABA)

O Renasce Sorocaba entra em quadra hoje (4), às 18h, pela terceira vez para enfrentar o São Caetano. Em jogo está a chance de disputar a final da Superliga B Feminina de Vôlei e o acesso à divisão de elite em 2026. O chamado jogo três — cada equipe tem uma vitória — será disputado no Ginásio do Sesi e os ingressos já estão esgotados.

O confronto promete ser equilibrado, visto que os dois jogos anteriores foram decididos no tie-break. Contrariando a lógica, cada time venceu fora de casa: Sorocaba fez 3 a 2 no ABC, em 24 de março, e São Caetano devolveu o placar no domingo (30) passado. Apenas na fase de classificação, o Renasce bateu o São Caetano facilmente por 3 sets a 0.

Por ser uma partida tão decisiva, além da parte técnica, a programação semanal de treinamentos contou com trabalho psicológico. O profissional do Renasce é Paulo César Campos. Coube a ele aumentar o atendimento às atletas em encontros coletivos e individualizados.

“Estamos focando, neste período, na capacidade de concentração, no equilíbrio emocional e no sentimento de união do grupo, pois acredito que serão elementos fundamentais para a conquista do objetivo próximo”, explica o psicólogo. Já para o técnico Clóvis Granado, a certeza é de um confronto difícil e um resultado imprevisível, onde tudo pode acontecer. “Mas estamos prontos”, afirma.

A oposta Isa Boaventura, por sua vez, conta que as colegas de equipe refletiram bastante sobre a derrota de domingo e chegaram à conclusão que, desta vez, elas têm de fazer o jogo ser mais leve. “Temos de fazer o que sabemos e nos soltar em quadra”, acrescenta.

Clima de final

A semifinal é a penúltima etapa da Superliga B, mas o clima é de decisão em Sorocaba. “A torcida vai estar em peso. Este ginásio vai estar lotado. É um jogo importantíssimo”, atesta Isa Boaventura. “Espero que o nosso time possa jogar alegre, com responsabilidade, mas também com um sentimento bom dentro da quadra, fazendo um jogo feliz, tranquilo, em que todo mundo esteja se ajudando, unido. Com o peso da torcida, crescer junto dela, acredito que vai ser um jogo muito bom e pegado, porque é importante para as duas equipes”, complementa.

Quem passar de Renasce e São Caetano, além do acesso, enfrenta o Tijuca na final da Superliga B Feminina de Vôlei. A equipe carioca bateu a Pinhalense e garantiu não apenas a chance de disputar o título como também vaga na elite na temporada 2026.

RENASCE SOROCABA x SÃO CAETANO

Quando: nesta sexta-feira, 4 de abril de 2025
Onde: Ginásio do Sesi, em Sorocaba
Horário: 18h
Ingressos: esgotados
Transmissão: SporTV 2