Decisão
Agora é tudo ou nada
Renasce joga pela terceira e última vez contra o São Caetano para definir quem vai à final da Superliga B e, de quebra, garante o acesso para a elite

O Renasce Sorocaba entra em quadra hoje (4), às 18h, pela terceira vez para enfrentar o São Caetano. Em jogo está a chance de disputar a final da Superliga B Feminina de Vôlei e o acesso à divisão de elite em 2026. O chamado jogo três — cada equipe tem uma vitória — será disputado no Ginásio do Sesi e os ingressos já estão esgotados.
O confronto promete ser equilibrado, visto que os dois jogos anteriores foram decididos no tie-break. Contrariando a lógica, cada time venceu fora de casa: Sorocaba fez 3 a 2 no ABC, em 24 de março, e São Caetano devolveu o placar no domingo (30) passado. Apenas na fase de classificação, o Renasce bateu o São Caetano facilmente por 3 sets a 0.
Por ser uma partida tão decisiva, além da parte técnica, a programação semanal de treinamentos contou com trabalho psicológico. O profissional do Renasce é Paulo César Campos. Coube a ele aumentar o atendimento às atletas em encontros coletivos e individualizados.
“Estamos focando, neste período, na capacidade de concentração, no equilíbrio emocional e no sentimento de união do grupo, pois acredito que serão elementos fundamentais para a conquista do objetivo próximo”, explica o psicólogo. Já para o técnico Clóvis Granado, a certeza é de um confronto difícil e um resultado imprevisível, onde tudo pode acontecer. “Mas estamos prontos”, afirma.
A oposta Isa Boaventura, por sua vez, conta que as colegas de equipe refletiram bastante sobre a derrota de domingo e chegaram à conclusão que, desta vez, elas têm de fazer o jogo ser mais leve. “Temos de fazer o que sabemos e nos soltar em quadra”, acrescenta.
Clima de final
A semifinal é a penúltima etapa da Superliga B, mas o clima é de decisão em Sorocaba. “A torcida vai estar em peso. Este ginásio vai estar lotado. É um jogo importantíssimo”, atesta Isa Boaventura. “Espero que o nosso time possa jogar alegre, com responsabilidade, mas também com um sentimento bom dentro da quadra, fazendo um jogo feliz, tranquilo, em que todo mundo esteja se ajudando, unido. Com o peso da torcida, crescer junto dela, acredito que vai ser um jogo muito bom e pegado, porque é importante para as duas equipes”, complementa.
Quem passar de Renasce e São Caetano, além do acesso, enfrenta o Tijuca na final da Superliga B Feminina de Vôlei. A equipe carioca bateu a Pinhalense e garantiu não apenas a chance de disputar o título como também vaga na elite na temporada 2026.
RENASCE SOROCABA x SÃO CAETANO
Quando: nesta sexta-feira, 4 de abril de 2025
Onde: Ginásio do Sesi, em Sorocaba
Horário: 18h
Ingressos: esgotados
Transmissão: SporTV 2