Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 10 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Estudo de SP revela consequências do excesso de frutose para a saúde

07 de Abril de 2025 às 22:16
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE SP)

O consumo excessivo de frutose, comum em alimentos ultraprocessados, altera a absorção de glicose no intestino, prejudicando o controle da glicemia e aumentando o risco de diabetes tipo 2 e doenças hepáticas. Um estudo da Université Laval (Canadá) e USP mostrou que camundongos alimentados com frutose apresentaram aumento na absorção de glicose e acúmulo de gordura no fígado em poucas semanas, sem desenvolver resistência à insulina. O hormônio GLP-2, que estimula essa absorção, foi identificado como o principal responsável por essa alteração. Os pesquisadores sugerem que a absorção alterada pode ser um biomarcador precoce para essas doenças. Além disso, frutas in natura, ricas em fibras, são benéficas, enquanto ultraprocessados, ricos em frutose, devem ser evitados.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade de 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, será celebrada hoje, terça-feira (8), às 19h30, em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Henri Arida (MDB). Lançada pela CNBB após o Carnaval, a campanha deste ano destaca a importância da ecologia integral, inspirada pelos 800 anos do “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis e pelos 10 anos da Encíclica “Laudato Si”. Desde 1964, a Campanha da Fraternidade já abordou a questão ambiental em temas como “Fraternidade e a Terra” e “Fraternidade e Água”. O conceito de “Ecologia Integral”, defendido pelo Papa Francisco, visa promover um “Novo Humanismo Integral e Solidário”, com base em valores como amizade social e compaixão.

Nutrição...

O Projeto de Lei 4729/24, de autoria do deputado Pedro Aihara (PRD-MG), propõe a suplementação nutricional para idosos diagnosticados com desnutrição na rede do SUS. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Se aprovada, a lei exigirá avaliação nutricional obrigatória na admissão hospitalar, com reavaliações durante a internação e na alta.

...acompanhamento

Caso necessário, o idoso continuará o acompanhamento nutricional após a alta, por equipes de saúde da família ou unidades de saúde de referência. A proposta também cria um protocolo nacional de triagem, suplementação e avaliação de indicadores de saúde para idosos, sob responsabilidade do Ministério da Saúde. A tramitação é em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Saúde, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Redução IBS...

O Projeto de Lei Complementar 27/25, do deputado Nilto Tatto (PT-SP), propõe alterações na lista de alimentos com redução de 60% nas alíquotas do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS). A proposta altera a Lei Complementar 214/25, que regulamentou a reforma tributária, e está em análise na Câmara dos Deputados.

...alimentos incluídos

Foram incluídos na lista alimentos como água mineral, sementes in natura ou em farinha, farinhas de frutas (como banana, maçã e casca de laranja) e óleos menos comuns (como os de semente de uva e amêndoa de palma). Alguns produtos receberam incentivo apenas para as versões mais saudáveis, como leite fermentado e compostos lácteos sem adição de açúcares ou aditivos sintéticos, e massas sem substâncias para realçar sabor. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.