Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 10 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Poder Legislativo

Projeto desburocratiza funcionamento de 302 atividades em Sorocaba

Entre as atividades que serão beneficiadas estão a agricultura, indústria, comércio e serviços

08 de Fevereiro de 2023 às 23:01
Cultivo de legumes é uma das atividades econômicas que podem ser dispensadas de exigências administrativas e receber benefícios fiscais
Cultivo de legumes é uma das atividades econômicas que podem ser dispensadas de exigências administrativas e receber benefícios fiscais (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM)

Mais de 300 atividades econômicas poderão ser dispensadas da obrigatoriedade de licença ou autorização de funcionamento em Sorocaba, segundo projeto de lei protocolado na Câmara Municipal pelo vereador Dylan Dantas (PSC). A proposta visa consolidar, no âmbito municipal, a classificação de 302 atividades como de baixo risco, como previsto em resolução do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM).

De acordo com o parlamentar, o objetivo é facilitar as atividades econômicas e, consequentemente, fomentar o crescimento e desenvolvimento da cidade. “Meu projeto de lei consolida no âmbito municipal a classificação dessas 302 atividades como de baixo risco, para fins de dispensa de exigências administrativas e também para a concessão de benefícios fiscais”, afirmou Dantas.

As atividades que serão beneficiadas incluem agricultura, indústria, comércio e serviços, como cultivo de legumes, produção de pães e biscoitos, comércio varejista e atacadista, montagem de móveis, ensino e treinamento e serviços de informática e tecnologia, entre outros. O projeto estipula que as atividades de baixo risco definidas serão aplicadas para todos os fins no âmbito de Sorocaba, incluindo normas municipais e federais. (Wilma Antunes)