Boletim
Sorocaba ultrapassa 3,5 mil casos de dengue no ano
Em quatro dias foram 664 confirmações a mais; atuação da população é fundamental para o combate da doença

Sorocaba ultrapassou os 3,5 mil casos de dengue em 2025. O número foi divulgado nesta segunda-feira (24) pela Secretaria da Saúde (SES).
Conforme a pasta, são 3.510 casos, sendo 3.458 autóctones (quando a doença é adquirida no município), 46 importados e seis indeterminados. O número é 23% maior ao boletim anterior, publicado na quinta-feira (20), quando a cidade tinha pouco mais de 2,8 mil confirmações.
Em relação aos óbitos, a prefeitura confirmou desde o início do ano três mortes. Duas das vítimas são mulheres e um homem. Outras três estão em investigação pelo Instituto Adolfo Lutz, responsável pelas análises da região. O prazo depende da demanda, mas pode chegar a três meses.
O aumento de casos está diretamente ligado ao índice larvário. O levantamento mais recente da Zoonoses, realizado em janeiro, apontou que a cada 100 casas, 8,2 tinham larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e outras doenças, como zika, chikungunya e febre amarelo. Por isso, a colaboração da população no combate é essencial. Uma das medidass é evitar água parada nos recipientes.