Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 29 de Março de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Boletim

Sorocaba ultrapassa 3,5 mil casos de dengue no ano

Em quatro dias foram 664 confirmações a mais; atuação da população é fundamental para o combate da doença

24 de Março de 2025 às 14:48
Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti
Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (Crédito: REPRODUÇÃO)

Sorocaba ultrapassou os 3,5 mil casos de dengue em 2025. O número foi divulgado nesta segunda-feira (24) pela Secretaria da Saúde (SES).

Conforme a pasta, são 3.510 casos, sendo 3.458 autóctones (quando a doença é adquirida no município), 46 importados e seis indeterminados. O número é 23% maior ao boletim anterior, publicado na quinta-feira (20), quando a cidade tinha pouco mais de 2,8 mil confirmações.

Em relação aos óbitos, a prefeitura confirmou desde o início do ano três mortes. Duas das vítimas são mulheres e um homem. Outras três estão em investigação pelo Instituto Adolfo Lutz, responsável pelas análises da região. O prazo depende da demanda, mas pode chegar a três meses.

O aumento de casos está diretamente ligado ao índice larvário. O levantamento mais recente da Zoonoses, realizado em janeiro, apontou que a cada 100 casas, 8,2 tinham larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e outras doenças, como zika, chikungunya e febre amarelo. Por isso, a colaboração da população no combate é essencial. Uma das medidass é evitar água parada nos recipientes.