Prevenção
Campanha reforça ações para segurança no trânsito
Orientações são realizadas pela Semob, Polícia Civil, GCM e Corpo de Bombeiros

Campanhas de segurança no trânsito estão reforçando a direção defensiva (forma de conduzir veículo a fim de evitar acidentes e ter tempo de resposta em situações adversas). Atividades estão sendo realizadas na cidade pela Secretaria da Mobilidade (Semob), pela Polícia Civil, pela Guarda Civil Municipal (GCM), pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ações são necessárias pois Sorocaba continua liderando o ranking estadual de taxa de mortes no trânsito, mesmo com a diminuição de ocorrências no mês de fevereiro.
A Semob realizou ações na avenida Itavuvu, na faixa viva em frente ao supermercado Tauste, ontem de manhã (25). No período da tarde, a mobilização foi feita no semáforo da avenida Dom Aguirre com a praça Dom Tadeu Strunck. Os agentes realizaram um “teatro” representando a atividade dos motoboys. Eles seguraram uma faixa dizendo: “O cliente espera o pedido, e sua família te espera em casa. Pilote com responsabilidade”.
Mesmo com as atividades de conscientização nas ruas sorocabanas, os motociclistas afirmam que pilotar pela cidade é um desafio. “É muita gente que entra sem dar seta, dá seta e entra, mas não, tem que olhar para ver se não vem nenhum motoboy. Ontem (segunda-feira) um parceiro nosso caiu porque foi passar no sinal verde e o veículo passou no sinal vermelho”, conta Victor Hugo Silva Rosa, de 19 anos, que usa a moto para entregas.
A direção defensiva preza pelo cuidado próprio e pelo cuidado com o outro e é o que está faltando no trânsito, segundo Luis Augusto Sá, de 19 anos. “Tem que prestar muita atenção em nós e nos outros. Todo mundo só pensa em si mesmo”, avalia.
Além do trabalho pela cidade realizado pela Semob, a Polícia Civil está divulgando conteúdos por meio das redes sociais em parceria com influencers da cidade e perfis voltados a motociclistas, como o emilyrafa.ms, influencer motorista e carreteira, e motokasdanorte, influencer voltado ao público de motociclistas de entregas.
Queda nos casos
Atualmente, Sorocaba continua em primeiro lugar no ranking de taxa de mortalidade no trânsito no Estado de São Paulo, com 125 óbitos nos últimos 12 meses, segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga).
O ano de 2024 foi o ano com o maior índice de mortes no trânsito nos últimos dez anos em Sorocaba, com 132. O mês com o índice mais alto de ocorrências no ano passado foi abril, com 18. Os meses com os menores índices foram março e julho, com oito em cada um.
Já no mês de janeiro de 2025 foram registrados 11 casos de mortes no trânsito, um aumento se comparado com o mesmo mês de 2024, em que foram dez. Por outro lado, houve uma diminuição em fevereiro deste ano em comparação com o ano anterior. Em 2024, foram registrados 9 óbitos, e em 2025 apenas um, de acordo com o Infosiga.
(Thaís Verderamis)