Meio ambiente
Lixo é recolhido das margens do Rio Sorocaba
Caminhada Ecológica reúne a população para participar de uma ação de educação ambiental

A manhã de ontem (29) foi diferente para as pessoas que participaram da Caminhada Ecológica promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Sema). Além da prática de exercícios físicos e de atividades de lazer, elas puderam recolher o lixo jogado, de forma irregular, às margens do Rio Sorocaba.
Para participar da tarefa, os participantes foram divididos em quatro equipes. Duas seguiram no sentido Porto das Águas e outras duas no sentido Praça da Biodiversidade. Assim, os grupos caminharam às margens do rio nas avenidas Dom Aguirre e Quinze de Agosto recolhendo o lixo acumulado na área verde.
O educador ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Vinícius Poppst, 32 anos, explica que o intuito das atividades era mostrar a importância da mata ciliar e que se há lixo depositado às margens do rio é porque “a gente falhou em termos de cidadania”. “A gente quer conscientizar: tudo o que as pessoas jogam na rua, vai parar no rio, porque o rio é o ponto mais baixo da cidade”, complementa.
Por estar ao lado de vias rápidas, as pistas de caminhada, olhando ao longe, parecem limpas, mas chegando perto é possível encontrar o acúmulo de lixo. Segundo o chefe de divisão da educação ambiental da Sema, Matheus Ronzani, 34, faz diferença o mínimo de lixo que é jogado na rua. “No final fazemos a foto com a quantidade de lixo que retiramos de um pequeno trecho, justamente para conscientizar a população”, afirma.
Ação necessária
A estudante Elisa Santos Tobias, 18, marcou presença na Caminhada Ecológica. Para ela, ações de educação ambiental são importantes para conscientizar as pessoas. “Hoje em dia existe muito lixo nas ruas. Essas ações são necessárias para tentar melhorar um pouco o efeito estufa”, comenta.
Ao fim das atividades foram recolhidos mais de 20 sacos de lixo cheios com itens que a população joga na natureza, nas áreas de caminhada e também nas avenidas, que são trazidos pela chuva e pelo vento até à margem do rio. Foram encontrados itens diversos como calçados, peças de roupa, sacolas e copos plásticos, embalagens de bala, salgadinho, picolé e canudos.
A Caminhada Ecológica ressalta a consequência em cadeia das ações. O lixo, mesmo que seja pequeno descartado de maneira incorreta na rua, pode parar nos rios, que são fonte de água para a população. “O meio ambiente é nosso recurso, se não for gerenciado e bem administrado, pode vir a faltar”, alerta o educador ambiental do Saae, Vinícius Poppst.
A Caminhada Ecológica marca o encerramento das atividades especiais programadas pela Sema e pelo Saae para celebrar o Dia Mundial da Água e ainda o Dia do Rio Sorocaba.