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Sorocaba, Quarta-feira, 2 de Abril de 2025

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CCR Sorocabana inicia operações nas rodovias de Sorocaba e região

Novos pedágios podem vir em 24 meses. Pergunta é quanto as viagens ficarão mais caras. Praças atuais reduziram tarifas

29 de Março de 2025 às 22:01
A CCR Sorocabana contará com mais de 100 novos veículos de serviço, incluindo viaturas, guinchos e unidades de resgate
A CCR Sorocabana contará com mais de 100 novos veículos de serviço, incluindo viaturas, guinchos e unidades de resgate (Crédito: ALISSON ZANELLA)

A partir de hoje, as rodovias Castello Branco, Raposo Tavares e outras vias de Sorocaba e região estão sob a concessão da CCR Sorocabana, que subsititui, por contrato, a ViaOeste. A nova empresa assume com a promessa de investimentos e melhorias na mobilidade. No entanto, a maior expectativa dos usuários é quando os novos pedágios irão entrar em operação, quanto vão custar, e se as viagens ficarão mais caras. A previsão é de que a implementação das novas praças de pedágio aconteçam em até 24 meses.

A concessionária anunciou que as cinco praças de pedágio atuais terão redução de tarifas e que o sistema free flow -- nova modalidade de pagamento -- em breve vai ocupar todo o sistema viário, substituindo as tradicionais praças de pedágio. A preocupação dos usuários é que essa redução nas tarifas atuais sejam repostas quando as novas praças entrarem em operação, elevando, assim, o custo das viagens.

O gerente executivo de operações da CCR Sorocabana, Vinicius Antonioli, informou ontem (29) que “os novos locais de pedágio sobre nossa jurisdição ainda estão em estudos”, acrescentando que entidades como a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) também participam da análise.

Ele explicou como será o trânsito pela rodovia Raposo Tavares, uma das principais rodovias da região, na parte que corta Sorocaba -- da zona leste à zona sul --, passando pelos limites da zona oeste. Quem utilizar a rodovia no entroncamento principal, por todo o trecho urbano, irá pagar o pedágio normalmente, e quem utilizar as marginais, se realizar todo o percurso na longa distância, também vai pagar. É aí que está a grande expectativa do usuário: quanto isso vai custar?

Como a empresa disse que ainda a implantação dos novos pedágios é objeto de estudo, essa tarifa ainda não está consolidada. Os valores atuais de cinco praças de pedágio nas rodovias sob concessão da CCR Sorocabana -- Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270), José Ermírio de Moraes -- Castelinho -- (SP-075) -- terão redução de tarifas. A de Sorocaba, na Castelinho, cai de R$ 9 para R$ 7,10; a de Itu, na Castello, reduz de R$ 15,60 para R$ 12,50; e em Alumínio, de RS 12,19 para R$ 9,90, e Araçoiaba da Serra, de R$ 5,30 para R$ 4,20, ambas localizadas na Raposo. Para os motoristas que aderirem ao sistema tag (dispositivo eletrônico que permite o pagamento automático de pedágios), há ainda um desconto de 5% nos valores.

O sistema free flow (“fluxo livre”, em tradução livre do inglês) é um sistema de cobrança eletrônica de pedágio que permite que o motorista não precise parar para pagar, parecido com o que o tag faz, mas aperfeiçoado com um sistema da concessionária que usa câmeras e sensores em pórticos para identificar o veículo. A tarifa é cobrada de acordo com o tipo e o número de eixos do veículo, e o pagamento pode ser feito por meio de tag eletrônica ou leitura de placas. Segundo a CCR Sorocabana, “o sistema free flow é mais seguro, mais sustentável, permite uma fluidez no trânsito. Nossos usuários poderão pagar pelo aplicativo de nossa empresa ou pelo site”, explica Antonioli.

Plano de 100 Dias

A CCR Sorocabana será responsável pela gestão de 460 quilômetros de rodovias estaduais paulistas, abrangendo trechos da Castello Branco (SP-280), Raposo Tavares (SP-270), José Ermírio de Moraes -- Castelinho (SP-075) e João Leme dos Santos (SP-264). Também fazem parte do trecho sob concessão rodovias da SP-079, incluindo Raimundo Antunes Soares (Votorantim-Piedade), Padre Guilherme Hovel-Svd (Piedade-Tapiraí) e Tenente Celestino Américo (Tapiraí-Juquiá), e da SP-250, composta pelas rodovias Bunjiro Nakao (Vargem Grande Paulista-Piedade), José de Carvalho (Piedade-Pilar do Sul) e Nestor Fogaça (Pilar do Sul-São Miguel Arcanjo).

Ao longo dos próximos 30 anos, estão previstos investimentos de R$ 8,8 bilhões em melhorias viárias, incluindo ampliações, implantação de faixas adicionais e novas passarelas, além de aprimoramentos na infraestrutura com inovação tecnológica e segurança viária.

Por meio do chamado Plano de 100 Dias, a empresa promove a partir de hoje mudanças, como a ativação de 14 bases operacionais que funcionarão 24 horas por dia, equipadas com viaturas para socorro mecânico e atendimento pré-hospitalar.

A empresa terá 47 veículos operacionais: 10 viaturas de inspeção de tráfego; 6 viaturas de inspeção articulados; 2 caminhões pipa; 4 guinchos pesados; 5 guinchos leves; 16 viaturas de resgate; 3 unidades de suporte avançado (USA); e até 2 veículos de apreensão de animais. Além disso, a concessionária entregou 21 viaturas para a Polícia Rodoviária Militar, sendo que 20 delas irão para o 5º Batalhão de Polícia Rodoviário -- 5º BPRv (Sorocaba e região) e uma para o 1º BPRv (São Bernardo do Campo e região).