Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 6 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeito

Rodrigo Manga diz que governador fará novas discussões sobre pedágios

01 de Abril de 2025 às 22:55
Manga disse que é contra o impacto negativo na cidade
Manga disse que é contra o impacto negativo na cidade (Crédito: CRUZEIRO FM 92,3)

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) declarou que conversou com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ele afirmou que fará uma nova rodada de discussões sobre a implantação dos pedágios em Sorocaba. Segundo o chefe do Executivo sorocabano, ele propôs ao governador a suspensão da instalação das novas praças de cobrança na cidade. “Ele não acatou esse pedido. Ele falou que não dava para suspender, mas garantiu para mim, como não haverá nenhuma implantação de pedágio até 2026, ele fará uma nova rodada de discussões”, disse Manga.

Em entrevista ao Cruzeiro do Sul ontem (1º), Rodrigo Manga afirmou que se reuniu na última segunda-feira (31) com Tarcísio no gabinete do governador, no Palácio dos Bandeirantes, e pediu a suspensão da implantação dos pedágios em Sorocaba.

“Nós conversamos bastante, por volta de quase duas horas de conversa. Eu sugeri para que o governador suspendesse a criação dos novos pedágios, porque ele alega que haverá a diminuição do valor dos pedágios já existentes, e que o modelo free flow vai respeitar aquelas pessoas que moram na cidade, só que, o grande problema, é que nós temos pessoas que vêm de Salto de Pirapora, que utilizam Sorocaba, as pessoas de Sorocaba que vão passar por pedágios que estão na nossa região. Então, eu pedi para ele suspender isso, fizesse uma apresentação melhor, explicasse melhor, ouvisse as sugestões novamente, mesmo já tendo acontecido as audiências públicas, são audiências muito técnicas, que agora que a população começa a entender realmente onde serão esses novos pedágios”, resumiu Manga.

No entanto, segundo o prefeito de Sorocaba, Tarcísio disse que como a instalação deve ocorrer somente em 2026, ele fará novas discussões para não prejudicar a população. “O governador garantiu para mim que não vai implantar em 2025 e vai abrir essa rodada de discussões. Nós temos que dar um voto de confiança para ele, para que possa ver essa possibilidade de ajustes necessários”, conforme Manga.

Remanejamento

Na reunião, Tarcísio teria dito, ainda, que existe uma possibilidade de remanejamento no contrato de concessão e, inclusive, possíveis modificações. “Nós vamos aguardar para que ele faça isso e tente não impactar os moradores de Sorocaba e da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)”, disse o prefeito.

Do mesmo partido de Tarcísio de Freitas, o Republicanos, Manga ressaltou que respeita a decisão do governador, mas que é contra a instalação dos novos pedágios. Para ele, existem outras alternativas. “Se ele falou que tem renegociação no contrato, ele pode fazer redução. Alternativas de reduzir o número de pontos de pedágio, reduzir o reembolso que a empresa tem que dar. O que ele não pode permitir é gerar um impacto negativo na cidade e eu não sou favorável a isso.”

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos