Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 12 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mata Atlântica

Edital visa ampliar áreas protegidas

Fundação SOS Mata Atlântica quer fomentar criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural

05 de Abril de 2025 às 22:39
"Áreas são importantes para proteger a Mata Atlântica, mas carecem de incentivos" (Crédito: REPRODUÇÃO)

A Fundação SOS Mata Atlântica anunciou a abertura de edital para fomentar a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) nas bacias hidrográficas Sorocaba-Médio Tietê e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O objetivo da ação é ampliar áreas protegidas, promovendo a conservação da Mata Atlântica em uma região de grande pressão ambiental. Desta forma, por meio da iniciativa, serão financiados projetos de até R$ 30 mil.

As RPPNs são Unidades de Conservação (UC) privadas, estabelecidas voluntariamente por proprietários que optam por transformar suas terras ou parte delas em áreas dedicadas à preservação ambiental. De acordo com o biólogo e coordenador de projetos da fundação, Diego Igawa Martinez, essas áreas são importantes para proteger a Mata Atlântica, no entanto, carecem de incentivos.

“Atualmente, não existe uma lei federal de incentivo à criação e implementação de RPPNs, não existe uma isenção de custos jurídicos ou até mesmo um reembolso posterior. Muitas vezes, os proprietários têm vontade de transformar suas terras em reservas, mas desistem em razão deste cenário”, explica Martinez. “Portanto, o edital nasce com o objetivo de dar esse ponto de partida.”

De acordo com o biólogo, na região das bacias hidrográficas citadas no edital, existem apenas 18 reservas particulares, que somam entre 60 e 70 hectares de terra. Já a cobertura florestal desta área é de cerca de 18,5%. Embora seja um número pequeno, devido à degradação sofrida no passado, é um recorte importante