Tecnologia
Inovações passam a fazer parte do dia a dia nos condomínios

Uma área específica no condomínio para receber encomendas, eliminando aquelas caixas amontoadas que tumultuam a portaria. Em outro espaço, pets se divertindo com seu tutor no famoso pet garden. Na área comum, o minimercado salva o ingrediente da receita que falta na última hora. E a tecnologia no controle de entrada e saída de moradores permite a liberação de um convidado sem precisar ir até a portaria, além de trabalhar em espaços coworkings com facilidades e infraestrutura. Inovações que antes eram raras que caíram no gosto dos moradores de condomínios e passaram a fazer parte do cotidiano.
Uma das novidades mais marcantes nesse mercado é a portaria remota, uma solução tecnológica que substitui a portaria física, tradicional por um sistema de monitoramento e controle de acesso operado a distância. O sistema funciona por meio de câmeras de alta resolução, intercomunicadores inteligentes e fechaduras eletrônicas, conectados a uma central de monitoramento 24 horas.
Leandro Vitorino, supervisor de operações da empresa Porter Sorocaba, explica que a portaria remota é uma solução que combina eficiência e economia para condomínios residenciais e comerciais. “Na portaria remota o visitante chega ao condomínio, utiliza o intercomunicador na entrada para se comunicar com a central remota. O operador da central, localizado em um ambiente seguro e equipado, verifica a identidade do visitante e autoriza ou nega o acesso conforme as regras previamente estabelecidas pelo condomínio. Toda essa comunicação é gravada para fins de segurança”, descreve Vitorino.
“Os moradores também têm acesso ao condomínio por meio de credenciais dig
itais, como tags, biometria ou aplicativos de smartphone, eliminando a necessidade de interação direta com um porteiro. O sistema ainda permite o registro de encomendas, controle de entradas e saídas e emissão de relatórios”, explica o supervisor de operações.
Outra facilidade é a que permite que as encomendas possam ser deixadas no armário inteligente. Em seguida o morador é comunicado pelo aplicativo sobre o recebimento.
Minimercados
As administrações dos condomínios têm buscado oferecer mais benefícios e comodidade aos moradores. Assim, além de espaços de lazer e áreas gourmet, muitos possuem um minimercado. Os consumidores podem comprar produtos e pagar por meio do autopagamento. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e tem disponível uma grande variedade de produtos.
A praticidade é a primeira grande vantagem de um minimercado, pois possibilitam realizar compras dentro do condomínio, sem precisar se deslocar, enfrentar grandes filas e trânsito. “A instalação desse serviço é feita pela empresa especializada que é responsável por garantir a instalação e manutenção do espaço”. explica Roberto Soares de Sales, da empresa Ducondo.
Saúde e bem-estar para os animais de estimação é outra aposta dos condomínios. O pet place é um espaço para que os animais possam correr e brincar livremente.
Condomínios mais recentes da construtora Planeta contam com espaços como esse, de pet place, além de coworking, espaço instagramável e preparação para minimercados.
Galeria
Confira a galeria de fotos