Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 10 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Duas escolas locais são a favor de modelo cívico-militar

Definição de unidades que adotarão sistema de ensino deve sair no dia 25

07 de Abril de 2025 às 22:40
Escola Estadual Jorge Madureira, no Jd. Guaíba, é uma que demonstrou interesse
Escola Estadual Jorge Madureira, no Jd. Guaíba, é uma que demonstrou interesse (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS)

Na primeira rodada de consulta pública às comunidades escolares, 70 unidades de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) votaram a favor da adesão ao modelo cívico-militar. Destas, duas estão localizadas em Sorocaba, a Escola Estadual Lauro Sanches, no Jardim Nair, e a Escola Estadual Jorge Madureira, no Jardim Guaíba. Contudo, embora essas instituições tenham apresentado interesse, o resultado ainda não foi definido.

De acordo com o cronograma divulgado pela Seduc-SP, a consulta pública terá outras duas rodadas, sendo a terceira e última iniciada ontem (7). O prazo de votação segue até amanhã (9). Na sequência, os nomes das escolas contempladas serão divulgados no dia 25 de abril. O limite de participação é de 100 escolas.

Início

“Vamos analisar o pedido de todas as unidades e vamos chegar a um número máximo de 100 escolas contempladas para início em agosto”, afirmou o secretário da Educação, Renato Feder.

Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), duas unidades de ensino de Itapetininga, as escolas Elisiário Martins de Mello e Sebastião Pinto, participaram da consulta. Em Votorantim, apenas a Escola Estadual de Ensino Integral Professor Wilson Prestes Miramontes demonstrou interesse no plano de ensino. O mesmo aconteceu em Tapiraí e São Roque, com a Escola Bairro do Turvo e Escola Valêncio Soares Rodrigues, respectivamente.

O Cruzeiro do Sul tentou contato com a direção das duas unidades de ensino de Sorocaba. No entanto, os responsáveis só estarão autorizados a falar oficialmente sobre a adesão ao modelo cívico-militar após a divulgação dos resultados, no dia 25. (Da Redação)