Denúncia
Vizinhos dizem que idosa pode estar em estado de abandono

Uma idosa em situação de vulnerabilidade tem chamado a atenção de moradores da rua Zoraida de Barros Nardi, no Jardim Guaíba. De acordo com uma moradora do bairro, que preferiu não ser identificada, a mulher tem apresentado sinais de desorientação, gritos constantes e, em alguns momentos, foi vista sem roupas na frente de residências. Os vizinhos afirmam que já acionaram a Polícia Militar e o Samu em diversas ocasiões, mas relatam que o problema persiste.
“Ela passa o dia e a noite gritando no portão. Ontem mesmo estava nua. A vizinha do lado, que também é idosa, chora ao ver a situação”, relata a moradora, que afirma que a idosa estaria sem cuidados e teria sido abandonada por familiares.
A Secretaria da Saúde (SES) informou que o caso não é considerado abandono. A mulher está sendo acompanhada pela rede municipal de saúde por meio da UBS de referência, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III Arte do Encontro) e da UPA do Éden.
Foram realizados atendimentos médicos domiciliares e encaminhamentos para serviços especializados. Uma visita domiciliar feita no dia 10 por equipe da Saúde Mental registrou recusa da idosa em comparecer ao CAPS. Diante disso, foi solicitada a prorrogação de alta médica na UPH Norte para garantir avaliação no CAPS, o que foi atendido. Após avaliação, foi identificada uma infecção urinária, e a paciente foi encaminhada à UPH Leste, onde segue internada, acompanhada por um técnico de enfermagem. A SES também informou que uma das filhas da paciente acompanha o caso. A Secretaria da Cidadania informou há acompanhamento social da idosa. (Da Redação)