Crime Ambiental
Homem é preso suspeito de atear fogo em área da Floresta Nacional de Ipanema
Incêndio foi registrado no domingo (15); homem passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva decretada
Um homem foi preso em flagrante suspeito de atear fogo na Floresta Nacional de Ipanema (Flona) nas proximidades da Trilha da Escalada. Ele foi detido no último domingo (15) e levado até a sede da Polícia Federal, em Sorocaba.
De acordo com a PF, fiscais do Instituto Chico Mendes de Biodivesidade (ICMBio), perceberam o foco de incêndio. No local, eles encontraram o homem, que já havia sido advertido pelos fiscais em outras ocasiões.
Após apagar o incêndio, a equipe do ICMBio encaminhou o suspeito até a Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba. Ele foi preso em flagrante por desobediência e provocação de incêndio em mata ou floresta, crimes previstos nos artigos 330 do Código Penal e 41 do Código Ambiental (Lei 9.605/1998), cujas penas, são, respectivamente, de detenção de 15 dias a 6 meses e multa e reclusão de 2 a 4 anos e multa.
O homem passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva decretada. Ele foi encaminhado ao sistema penitenciário e permanece à disposição da Justiça. (Da Redação)