Construção
Obra de parque temático avança em Itu
Há montagem de estruturas e valorização imobiliária nas imediações, além da abertura de empregos

O parque temático “Cacau Park: A fantástica fábrica de felicidade” está sendo construído em uma grande área ao lado da rodovia Castelo Branco (SP-280), em Itu, entre os quilômetros 77 e 84. O terreno tem 5 milhões de metros quadrados, e as obras avançam, conforme postagens de Alexandre Costa, CEO da empresa, nas redes sociais, e uma verificação visual feita pela reportagem no início da tarde de ontem (25). Há intensa movimentação de caminhões no local e grandes estruturas sendo montadas. Essa movimentação intensa já começa a se refletir na economia e valorização imobiliária na região, além da oferta de empregos.
O casal Pedro Sampaio, 57 anos, e Cláudia Neves Oliveira Sampaio, de 51, são proprietários do restaurante Hora do Rancho, o único nas imediações, e viram o faturamento dobrar. “Ano passado já identificamos um aumento de clientela (quando começaram as obras), mas desde o começo do ano, o movimento só aumenta. Projetamos uma tendência muito favorável”, afirma Cláudia. Eles são donos de algumas pousadas particulares na região, que estão com lotação máxima, todas com funcionários da obra. Segundo o casal, a maioria dos trabalhadores veio de outras cidades.
“Também estão vindo pessoas comentar sobre terrenos à venda por aqui, lugares para comprar”, afirma Pedro, o que indica a valorização imobiliária na região. O casal tinha uma loja de artigos agropecuários antes, mas decidiram reformar e aumentar o restaurante para acomodar mais gente. O estabelecimento fica em uma travessa da estrada Oswaldo José Stecca, na qual é possível visualizar as obras do parque, cuja entrada fica em um trevo na altura do km 84 da Castelo.
Vagas de trabalho
O parque temático da Cacau Show terá mais de 100 atrações, incluindo a maior montanha russa da América Latina. Segundo a Prefeitura de Itu, a construção do parque vai oferecer mil vagas de trabalho diretas e indiretas e empregará 2 mil pessoas quando estiver em pleno funcionamento. A previsão é de atrair 2 milhões de visitantes por ano, “aquecendo a economia e o turismo locais”. Parte desses trabalhadores já está sendo contratada. Nos últimos dias havia 44 vagas de trabalho disponíveis. São ocupações específicas para o empreendimento, como almoxarife, eletricista, escultor, jardineiro, líder de serralheria e técnico de segurança do trabalho.
As inscrições e outros detalhes sobre as vagas podem ser acessados pela internet no site Gupy. A plataforma é uma das mais conhecidas de vagas de emprego na internet, e exige que o candidato crie uma conta no site. É necessário subir diversas informações, como dados pessoais, formação, experiência e cursos. Uma vez salvo, o sistema gera uma ficha que pode ser utilizada para se candidatar a outras vagas.
Sorocaba
O anúncio do empreendimento de R$ 2 bilhões foi feito no início de dezembro de 2024 por Alexandre Costa, junto com governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com previsão de ser finalizado em três anos. Entre as atrações estão uma “fábrica de chocolate”, uma “floresta” que contará a história do cacau e a montanha russa. O parque ficará todo no município de Itu, mas no limite com Sorocaba.
Na ocasião do lançamento, o parque foi alvo de polêmicas, quando a Prefeitura de Itu rebateu o prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos) sobre o empreendimento não fazer parte do território de Sorocaba. Ele, por sua vez, informou que a atração ficava no limite das duas cidades. A Prefeitura de Itu afirmou que toda a negociação e discussão a respeito do empreendimento foram todas conduzidas pela gestão municipal. Já a prefeitura de Sorocaba informou que acomodações e outros serviços devem ocupar uma parte do território sorocabano.
Galeria
Confira a galeria de fotos