Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 10 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região

Mulher de 39 anos é a primeira vítima da dengue em Salto de Pirapora

A paciente morreu no dia 22 de fevereiro com hipertensão arterial

07 de Abril de 2025 às 20:45
O mosquito Aedes aegypti, além da dengue, transmite outras doenças e tem como característica a cor preta com manchas brancas
O mosquito Aedes aegypti, além da dengue, transmite outras doenças e tem como característica a cor preta com manchas brancas (Crédito: Reprodução/ Depositphotos)

A primeira morte por dengue em Salto de Pirapora foi confirmada nesta segunda-feira (7). A vítima é uma mulher de 39 anos. A cidade, pertencente à Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), conta, ainda, com 206 casos.

Conforme a prefeitura, a paciente morreu no dia 22 de fevereiro, mas teve a confirmação recentemente. Ela faleceu com hipertensão arterial. A condição é um agravante em caso de uma infecção mais grave do mosquito Aedes aegypti. Além dela, não há mais nenhuma morte em investigação.

Para evitar o crescimento de casos e de mortes, a municipalidade fez em fevereiro a contratação emergencial de agentes de combate a endemias. Os profissionais vão às ruas para fazer a verificação nos imóveis e orientar a população dos cuidados da dengue.

Já para os que sentirem sintomas da doença, podem procurar o Centro de Atendimento ao Paciente com Dengue (Caden). O espaço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, conta com uma equipe especializada no tratamento, incluindo a hidratação.

Em todo o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) Sorocaba, composto por 33 municípios, até o momento são 15.357 casos. Em relação aos óbitos, são 11. Os dados estão disponíveis no Painel de Arboviroses, do Governo do Estado de São Paulo.