Olha o passarinho
João-bobo
Nome popular: João-bobo
Nome científico: Nystalus chacuru (Vieillot, 1816)
Continuando com nossa apresentação sobre as aves que habitam a Flona Ipanema, vamos falar um pouco sobre o joão-bobo. Essa ave tem cerca de 20 centímetros e pesa, aproximadamente, 50 gramas. Sua cabeça é bem grande, possuindo uma coloração com tons de preto e cinza. Possui uma coleira clara (branca suja) e o peito é cinza-amarronzado, com estrias cinzas e uma mancha acanelada. Já, as costas são da cor marrom, levemente listradas de negro. A cauda é longa e fina, seguindo o mesmo padrão de cores das costas. Seu bico é grande e alaranjado com a ponta negra. Possui uma mancha circular ao redor dos olhos que é cortada por uma listra branca, que inicia nos olhos e termina no pescoço, e o loro (região entre o bico e os olhos) é branco.
O joão-bobo habita as matas de galeria, campos, cerrado e caatinga. Seu canto é mais ou menos “turu turu turu”, emitido a qualquer hora do dia. Em certas regiões, é chamado de fevereiro, por seu canto se assemelhar a palavra. Possui também um canto alto, bem característico em épocas de acasalamento, que é parecido com um choro: “chacuru, chacuru”.
Alimenta-se de pequenos vertebrados, como lagartos e pererecas. Seu ninho é construído em buracos profundos de barrancos, que possui uma câmara incubatória, onde são postos de dois a quatro ovos brancos brilhantes.
Você sabia?
O João-Bobo possui o hábito de ficar parado, até mesmo na presença de pessoas. Isso é uma boa estratégia para dificultar a detecção e facilitar a captura de sua presa. Esse hábito levou as pessoas o chamarem pelo nome popular de “joão-bobo”.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)