Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 10 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tarifaço

Trump anuncia tarifa mínima de 10% a produtos importados

Presidente dos EUA disse que taxas passam a valer neste mês

02 de Abril de 2025 às 23:10
Donald Trump declarou que pessoas vão dizer que ele estava certo sobre medida
Donald Trump declarou que pessoas vão dizer que ele estava certo sobre medida (Crédito: SAUL LOEB / AFP (2/4/2025))

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem (2) a fixação de uma alíquota mínima de 10% sobre importações de todos os países. No entanto, nações que aplicam tarifas consideradas “elevadas” contra produtos norte-americanos enfrentarão taxas ainda maiores.

Produtos provenientes da Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Panamá, Paraguai, Reino Unido, Turquia, Ucrânia e Uruguai receberão a tarifa mínima de 10%. Já as tarifas recíprocas para a China serão de 34%, enquanto os produtos da União Europeia serão taxados em 20%.

Para o Japão, Coreia do Sul e Índia, as sobretaxas serão de 24%, 25% e 26%, respectivamente. Importações da Suíça terão uma tarifa de 31%, enquanto os produtos da Venezuela serão taxados em 15%. A tabela de tarifas divulgada pela Casa Branca não menciona sobretaxas para Canadá e México.

Em evento anunciando as tarifas na Casa Branca, Donald Trump declarou que as pessoas vão dizer que ele estava certo sobre as medidas tarifárias e que os EUA produzirão carros e aviões, com empresas, incluindo as farmacêuticas, voltando para o país.

No anúncio, Trump fez críticas aos governos passados, em especial à administração de Joe Biden, por terem deixado outros países aplicarem altas taxas aos produtos norte-americanos, impactando a indústria nacional. Segundo ele, esses países “estão roubando” e “levando vantagem” sobre os EUA.

As novas tarifas apresentadas ontem entrarão em vigor nos dias 5 e 9 de abril. (Estadão Conteúdo e AFP)