Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 6 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Abril começa com chuvas fortes na RMS

No entanto, apesar das precipitações, as temperaturas continuam altas em Sorocaba

03 de Abril de 2025 às 10:08
Fenômeno ocasiona chuvas mais fortes do que o esperado ou eventos mais amenos
Fenômeno ocasiona chuvas mais fortes do que o esperado ou eventos mais amenos (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Abril começou com fortes chuvas na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, a formação e atuação de uma frente fria vai favorecer a ocorrência de temporais na faixa leste do Estado, no entanto, apesar das precipitações, as temperaturas continuam altas em Sorocaba.

Segundo o ClimaTempo, nesta quinta-feira (3), a máxima será de 29°C e mínima de 21°C, entre a tarde e a noite, por conta da aproximação da frente fria. As instabilidades aumentam e a chuva se espalha. Na sexta-feira (4), o termômetro deve chegar à 26°C e 20°C. Já neste sábado (5) e domingo (6), há possibilidades de garoa durante o dia e a noite, mas a temperatura deve cair um pouco no final de semana, chegando a marcar 22°C e 17°C.

A formação da frente fria já provocou nas últimas 12 horas chuvas que marcaram 22 milímetros em Sorocaba, na região do Cerrado; o mesmo número atingiu o Centro de Porto Feliz; em Araçoiaba da Serra foram 25 mm no Centro; seguido de Itu com 30 mm no Sitio Nossa Senhora de Lourdes e 33 na Fazenda Chocolate; depois Salto também com 30mm e por fim Tietê, a cidade mais afetada, com 50 mm. As informações são do Centro de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden).

A Defesa Civil reforça a importância da adoção de medidas preventivas. A população deve evitar transitar por áreas alagadas ou próximas a córregos e rios durante a chuva intensa, não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em caso de ventos fortes, manter distância de janelas e objetos que possam se desprender. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais como rachaduras no solo, inclinação de árvores e postes, e procurar abrigo seguro caso percebam indícios de deslizamento.