Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 29 de Março de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Verdinho-coroado

22 de Março de 2025 às 20:30
Essa ave possui bico curto, fino e escuro
Essa ave possui bico curto, fino e escuro (Crédito: JOSÉ LUÍS BEVILACQUA/COAVES)

Nome popular: Verdinho-coroado
Nome científico: Hylophilus poicilotis (Temminck, 1822)


Olá, pequeno explorador da natureza! Hoje vamos conhecer um morador especial das nossas florestas: o verdinho-coroado. Ele é difícil de ser visto, quase sempre só conseguimos ouvi-lo. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Observe a foto! Seu detalhe mais charmoso é o “chapéu” marrom-alaranjado no topo da cabeça, que contrasta com suas penas verde-oliva nas costas e o peito amarelado. Possui bico curto, fino e escuro na parte superior, olhos com íris castanho-avermelhada e pernas acinzentadas. Suas asas são cinza-pretas com bordas esverdeadas, e a cauda exibe tons de verde acinzentado. Possui uma mancha auricular de coloração cinza-escuro, como se fosse suas orelhas. Ele é pequenino, mede cerca de 12,5 cm.

O verdinho-coroado adora florestas úmidas e bordas de matas. Ele é encontrado em topos de árvores densamente folhadas e também em capoeiras e caatingas arbóreas. Mas, surpresa! Ele evita áreas só de bambus. Essa ave é fã de um menu variado! Alimenta-se de insetos e suas larvas, mas também aprecia frutinhas. Às vezes, as frutas até ganham como favoritas no cardápio!

O verdinho-coroado gosta de ficar no alto das árvores e pode ser visto sozinho, aos pares, ou em grupos pequenos. É ágil e faz movimentos rápidos entre os galhos, às vezes até fica de ponta-cabeça. Também é comum vê-lo em bandos mistos, entre os quais várias espécies de pássaros convivem juntas.

Seu ninho é uma tigela funda e aberta, feita com fibras, folhas e coberta por fora com musgo. Ele coloca seus ninhos em locais bem escondidos para proteger os filhotes dos predadores. Os ovos são brancos ou branco-avermelhados, podendo ter manchas escuras ou roxas. Ainda não se sabe quantos ovos ele costuma colocar, mas acredita-se que o casal cuide dos filhotes juntos, alimentando-os até que estejam prontos para sair do ninho.

Faça sua parte: para proteger o verdinho-coroado, precisamos conservar as florestas e áreas verdes onde ele vive. Podemos plantar árvores frutíferas que servem de alimento para ele e outras aves. Também é importante evitar o desmatamento e não se deve usar pesticidas indevidamente, pois podem acabar com os insetos que fazem parte da alimentação dele.

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)