Exames e análises necessárias para traçar um perfil para corrida
Seis exames médicos para fazer antes de começar a treinar
Passar por uma avaliação médica antes de começar uma atividade física é extremamente necessário para saber se há alguma restrição para praticar esportes e se não possui algum problema de saúde, como doenças no coração, diabetes e pressão alta. As informações retiradas dessas análises são importantes para especificar as necessidades do seu treino.
Em outubro de 2022, ocorrerá mais uma edição da tão famosa Corrida Pink do Bem OSSEL Assistência.
Abaixo estão listados os exames mais indicados para realização antes da corrida, por César Jardim, médico cardiologista responsável pelo Clinic Check-up HCor, do Hospital do Coração; e Caio Senise, médico do esporte da clínica CareClub, em São Paulo, conforme matéria publicada no Uol.
1) Electrocardiograma (ECG)
Esse exame identifica as alterações no ritmo cardíaco. O aparelho utilizado imprime gráficos que são capazes de diagnosticar problemas cardíacos, como infarto, arritmia, sopro ou inflamação das paredes do coração.
2) Glicemia em jejum
Análise que mede a quantidade de açúcar no sangue. Os quadros de hipoglicemia (nível baixo de açúcar) ou hiperglicemia (nível alto de açúcar) podem estar associados ao diabetes.
3) T3, T4 livre e TSH
Tais exames são específicos para acompanhar a tireoide, que com desequilíbrio, pode causar hipotireoidismo (queda na produção hormonal) ou hipertireoidismo (produção hormonal elevada). Os níveis elevados desse hormônio podem causar arritmia cardíaca, destruição muscular com lesão renal e aumento da temperatura corporal. Os níveis baixos podem causar dores musculares e articulares.
4) Colesterol total e frações
Exame que calcula a quantidade de colesterol e seus subtipos, e também o nível de triglicérides. As informações da análise servem para mensurar o risco de entupimentos das artérias e doenças cardiovasculares causadas por níveis desequilibrados de gordura no sangue.
5) Teste ergométrico
É uma análise realizada na esteira, que avalia o ritmo do coração durante o exercício, o panorama da capacidade física por meio da frequência cardíaca e a pressão arterial. O que pode ajudar a identificar isquemia miocárdica, quando ocorre um desequilíbrio na oferta de oxigênio para o coração e para o sangue.
6) Ecocardiograma
Exame que capta alterações na estrutura do coração, como um ultrassom. Mostra a espessura dos músculos cardíacos, o funcionamento das válvulas, o tamanho das cavidades, a capacidade e o fluxo sanguíneo. O mesmo tem diversos tipos: unidimensional, bidimensional e com doppler, os quais são solicitados pelo profissional de acordo com a necessidade.