Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 3 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aedes

Cidade soma 4.581 casos de dengue

31 de Março de 2025 às 22:32
placeholder
placeholder

Sorocaba fechou o primeiro trimestre de 2025 com 4.581 casos de dengue, segundo a prefeitura. Dentro desse período, apenas entre os meses de fevereiro e março houve 293,75% de aumento nas infecções pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a zika, chikungunya e febre amarela. Já em relação às mortes, foram quatro confirmados.

Em números absolutos, enquanto janeiro registrou 339 casos, fevereiro terminou o mês com 816. Já março teve 3.213 pessoas com dengue na cidade. Os dados fazem parte do levantamento feito pelo Cruzeiro do Sul com base nas divulgações da Secretaria da Saúde (SES).

Ontem (31), além da divulgação dos casos, a pasta informou a 4ª morte por dengue em Sorocaba. A vítima é uma idosa, de 72 anos. Ela faleceu no dia 12 de março em uma unidade de saúde pública e tinha comorbidades. Além dela, a secretaria aguarda ainda o resultado de sete óbitos com suspeita da doença.

Apesar do aumento no número de casos, não há previsão de Sorocaba decretar situação de emergência. Na região, algumas cidades já publicaram decretos. A prefeitura informa que monitora diariamente os casos de dengue e a SES realiza encontro semanal por meio de uma Sala de Situação com a participação de diversos setores, a fim de acompanhar o cenário das arboviroses na cidade.

Entre as ações diárias realizadas pela Divisão de Controle de Zoonoses estão a nebulização e a visita a imóveis. Os bairros inspecionados hoje (1) serão Vila Carvalho, Jardim Montreal, Vila Fiori, Jardim dos Alpes, Maria do Carmo, São Bento e Nova Sorocaba.