Estreia
Sesi abre mostra de curtas nacionais
Na estreia de hoje, às 19h, ocorre sessão com três produções de diretores brasileiros

O Sesi Sorocaba apresenta, a partir de hoje (16), a mostra “Curtas-metragens Brasileiros”, com uma programação especial dedicada ao cinema nacional, exibindo produções e direções nacionais, que se estenderão até 1º de maio, em sessões gratuitas, no teatro do seu Centro Cultural.
Na abertura do evento nesta quarta-feira a atração fica para as exibições dos curtas “Amigos bizarros do Ricardinho”, “Isso sempre acontece” e “O Despertar de Aiyra”, a partir das 19h.
“Amigos Bizarros do Ricardinho” conta a história de um rapaz levado ao limite da tensão em um ambiente corporativo. Quando essa crise torna-se insustentável, ele desenvolve uma reação estranha: narra aos seus colegas as pequenas e insólitas histórias de seus amigos e familiares na cidade satélite de Viamão, na grande Porto Alegre. O filme é um mosaico de pequenos erros e fracassos da vida de um jovem que está ingressando na idade adulta e no mercado de trabalho.
“Isso sempre acontece” conta a história obstinada de um roteirista que depois de escrever uma trágica morte descobre que seus roteiros se tornam realidade. Seria só coincidência ou um imenso desejo íntimo de matar?
Fechando o primeiro dia da mostra, “O Despertar de Aiyra” mostra uma emocionante narrativa que explora a cultura indígena Dessana, na Amazônia. A história segue Aiyra, uma jovem índia, enquanto ela foge dos invasores que ameaçam sua comunidade. Com a orientação de sua avó e as histórias sagradas, Aiyra fortalece a conexão entre seu povo e a natureza. Enquanto a comunidade Dessana celebra rituais e luta para preservar suas tradições, as sombras dos colonizadores persistem. O filme destaca a importância da preservação das culturas indígenas e sua ligação com a natureza.
O “Curtas-metragens Brasileiros” retorna ao Sesi no dia 23, às 19h, com a exibição de “A Sombra da Terra”, “Noite de chuvas e trovoadas”, “Boi de conchas” e “Fixação”.
Já no dia 30, o destaque fica para a presença do cineasta Marcelo Domingues para um bate-papo sobre seu filme “A Sombra da Terra”. Essa troca de ideias permitirá ao público aprofundar-se nos temas abordados, conhecer mais os processos criativos e refletir sobre a importância das produções audiovisuais no cenário cultural brasileiro, além de proporcionar acesso à cultura e incentivar a valorização do cinema nacional.
Os ingressos para as sessões devem ser reservados pelo Meu Sesi e têm validade até 15 minutos antes da apresentação, enquanto que os remanescentes serão distribuídos 15 minutos antes do início do espetáculo.
O Teatro do Centro Cultural Sesi Sorocaba está localizado na rua Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência. (Da Redação)