Eleições 2022
Dezenove urnas precisaram ser trocadas e 11 mesários substituídos em Sorocaba
Zonas eleitorais que tiveram o equipamento trocado foram: 137 (5), 271 (3), 342 (5), 343 (3) e 356 (3)
17h06 - No Colégio Salesiano, na região do Mangal, o portão foi fechado pontualmente às 17h e nenhum eleitor chegou para votar após o fechamento. Os últimos eleitores que estavam votando no colégio estão deixando o local. (Ana Cláudia Martins)
17h - Apesar do fraco movimento no Colégio Dom Aguirre, na avenida General Osório, Vila Trujillo, algumas pessoas deixaram para votar nos minutos finais. A professora Sueleny Faria, 33 anos, chegou na instituição faltando cinco minutos para às 17h, horário em que se fecham os portões. Ela disse que estava em Jundiaí e teve de voltar para Sorocaba às pressas para depositar o voto. “Meu marido vota em um colégio longe daqui. Foi uma correria, mas deu tempo. Minha seção eleitoral estava bem tranquila, cheguei e já votei”, relatou. (Wilma Antunes)
16h58 - Na Escola Estadual Wilson Ramos Brandão, no Parque Ouro Fino, em Sorocaba, as seções estão tranquilas; algumas com filas pequenas e outras completamente vazias. Nessa escola, o acesso às seções de votação foi organizado em filas que distribuem os eleitores antes de chegarem às salas de votação. Segundo a coordenadora do TRE Lourdes Aparecida Ramos, essa organização além de permitir maior fluidez no trânsito dos eleitores, também foi usada para dar prioridade no acesso de idosos e gestantes. (Gabriela Dias - Agência Focs – Uniso)
16h28 - Na Escola Estadual Marco Antônio Mencacci, no bairro de Aparecidinha em Sorocaba, ainda há filas nas seções eleitorais, faltando menos de uma hora para o fechamento dos portões. Os fiscais não souberam responder o motivo da aglomeração. (Ana Heloísa Rosário - Agência Focs – Uniso)
16h23 - O Colégio Salesiano, na rua Gustavo Teixeira, Vila Independência, estava praticamente vazio durante a tarde deste domingo (2). Entretanto, eleitores de uma das seções da instituição relataram que no período da manhã, o fluxo de pessoas era grande. Desta forma, resolveram voltar para a casa e deixar a votação para a tarde.
A dentista Erica Rodrigues, de 56 anos, disse que foi ao Salesiano de manhã, mas a situação estava “impossível” de suportar. “Tinha muita gente, as filas faziam zig-zag. Agora está mais tranquilo”, contou. (Wilma Antunes)
16h03 - Na escola Patrícia Maria dos Santos, localizada em Votorantim, os corredores se encontram praticamente vazios. Faltando apenas uma hora para o fim da votação, nenhuma seção teve 100% de comparecimentos para votação. (Samyra Alves - Agência Focs – Uniso)
16h07 - Após uma manhã movimentada, o fluxo de pessoas na escola estadual Prof. Ezequiel Machado Nascimento, na rua Ângelo Elias, Jardim Santa Rosália, é tranquilo. Não há nenhuma fila formada nas seções eleitorais da instituição.
Alguns eleitores que não conseguiram votar entre 9h e 12h retornaram na escola à tarde. É o caso da estudante Renata Silva, de 19 anos. Esta é a primeira vez que ela vota em uma eleição. O momento, segundo a jovem, é de alegria e responsabilidade.
“É muito importante votar, principalmente os jovens, que tem um posicionamento bem claro. Ainda mais nessa eleição que está bem acirrada. Fiquei muito feliz de poder participar e dar meu voto persistente”, contou. (Wilma Antunes)
15h55 - As filas já estão bastante curtas no colégio Anglo Sorocaba, na zona sul de Sorocaba. O eleitor que ainda deseja votar não irá encontrar problemas no local. Lucas Vezino, estudante de 22 anos, votou pela primeira vez neste fim de tarde, e comenta sobre a facilidade que encontrou no colégio. “Foram menos de 5 minutos na fila, e menos tempo ainda para votar.” Sobre a sua primeira experiência, Lucas acrescenta: “Acho que o voto é essencial para todo mundo, e que todo mundo precisa ter consciência do seu voto.” (Pedro Egidio - Agência Focs - Uniso)
15h52 - Eleitores reclamam da demora para votar na Escola Estadual Prof. Flávio Gagliardi, na rua Artur Caldini, Jardim Saira. A comunicóloga Regina Fernandes, de 45 anos, estava no fim de uma fila de mais de sete metros. Ela disse o grande fluxo de pessoas a surpreendeu, visto que o local sempre foi tranquilo em eleições passadas. “Estou aqui há uns 20 minutos. Nunca demorou desse jeito”, relatou.
O apoio logístico do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que não houve nenhum tipo de problemas com as urnas eletrônicas na escola. A demora, conforme o órgão, não está relacionada ao funcionamento dos dispositivos, mas sim ao tempo que o eleitor leva na cabine de votação. Ainda de acordo com representantes do TSE, muitos idosos votam no local, o que pode ser uma hipótese para a lentidão das filas. (Wilma Antunes)
15h47 - Dezenove urnas precisaram ser trocadas em Sorocaba e 11 mesários substituídos, segundo dados dos cinco cartórios eleitorais do município. As zonas eleitorais que tiveram o equipamento trocado foram: 137 (5 urnas), 271 (3 urnas), 342 (5 urnas), 343 (3 urnas), 356 (3 urnas). (Thaís Marcolino)
15h - Treze urnas precisaram ser trocadas em Sorocaba e 11 mesários substituídos, segundo dados dos cinco cartórios eleitorais do município. As zonas eleitorais que tiveram o equipamento trocado foram: 137 (5 urnas), 271 (3 urnas), 342 (4 urnas), 343 (3 urnas). O cartório 356, responsável pelos colégios eleitorais da Zona Norte não atendeu nossas ligações. (Thaís Marcolino)
14h22 - Na Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira, localizada em Pilar do Sul, movimento intenso e filas formadas durante o fim da manhã e início da tarde deste domingo (2). (Antonella Paiotti Pinheiro - Agência Focs - Uniso)
14h13 - As filas estão curtas em algumas seções da Escola Municipal Professor Irineu Leister, bairro Ipiranga, em Sorocaba. As justificativa estão sendo registradas nessas seções em que as filas estão menores, dentro das salas, sendo necessário apresentar o título de eleitor e o documento com foto. (Gabriela Dias – Agência Focs - Uniso)
13h57 - Na Escola Estadual de Primeiro Grau Olga de Toledo Farias, no bairro São João Novo, em São Roque, teve muita aglomeração na porta de entrada da escola, por volta das 11h30. Uma das máquinas biométricas apresentou defeito. A coordenadora pedagógica da escola, Paula Azevedo, 45 anos, que está auxiliando a fila, disse que, por volta das 10h, houve um acúmulo de eleitores. (Agência Focs - Uniso)
13h29 - Na Escola Municipal Professor Manoel Martins Villaça, localizada no centro de Mairinque, o eleitor não encontra problema para votar. Mairinque em toda sua extensão pertence a zona eleitoral 131.Há poucas filas e fluxo moderado de pessoas, no momento. A escola tem 16 seções eleitorais e mais de 4 mil pessoas votam aqui. Há quatro salas no térreo destinadas a pessoas com deficiência. (Luiz Pio - Agência Focs - Uniso)
13h01 - Na Escola Estadual Professor Armando Rizzo, na Vila Irineu, em Votorantim, há um fluxo grande de eleitores e filas devido ao número de eleitores que votam nessa zona eleitoral, segundo avaliação de Rafael Rodrigo Rosa, voluntário nas eleições. Ele conta que alguns eleitores estão tendo problemas pois não conferiram antecipadamente suas zonas eleitorais e não haviam cadastrado a biometria. Assim como em muitas seções, a fachada da escola também está suja por alguns santinhos. (Agência Focs/Uniso)
12h58 - Além da grande quantidade de pessoas, as filas do colégio Uirapuru em Sorocaba não estão andando com muita velocidade. Entretanto, o colégio não reportou nenhum problema nas urnas ou qualquer outro transtorno que tivesse contribuindo para a demora. De acordo com os funcionários do TSE presentes no local, a fila ocorre apenas pelo grande fluxo de pessoas. (Agência Focs/Uniso)
12h39 - Bastante movimentação na EE Professora Leonor Fernandes da Silva, em Salto, mas nenhuma ocorrência na parte da manhã. Uma urna quebrou, mas já foi trocada. Os eleitores estão levando em média 1 hora para conseguir votar (Raphaela Barreto - Agência Focs/Uniso)
12h38 - Eleitores aguardam cerca de 40 minutos para votar na Fatec Sorocaba. Segundo as funcionárias do TRE-SP que estão responsáveis pela orientação aos eleitores, o movimento foi ainda maior na primeira hora da eleição. Carla Frabetti demorou cerca de 35 minutos na fila e acredita que a demora é por conta do numero de candidatos. "Como são cinco cargos, o pessoal acaba demorando mais, além a questão da biometria, né?!", pontua. (Thais Marcolino)
12h - A Polícia Militar de Sorocaba recebeu denúncias de boca de urna e distribuição de santinhos em vários locais de Sorocaba. Porém, quando as equipes chegaram aos locais informados para averiguar a situação, os suspeitos fugiram e nada foi constatado. Nas primeiras quatro horas de votação, não houve registros de ocorrências e prisões na cidade, conforme a PM. (Thais Marcolino)
11h46 - Na Escola Estadual Marco Antônio Mencacci, no bairro Aparecidinha, em Sorocaba, uma urna apresentou problemas. Ana Maria Fraga Ribeiro, 58 anos, fiscal da 342ª zona eleitoral, informou que um equipamento ficou 20 minutos parado, mas voltou a funcionar, sem precisar ser trocado. A situação ainda não está normalizada no local, devido à formação de enormes filas. Eleitores estão indo embora e pretendem voltar à tarde, quando o local estiver mais tranquilo. (Ana Heloísa Rosário - Agência Focs/Uniso)
11h42 - O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), votou no colégio Objetivo, no Centro. Ele chegou ao local por volta das 11h, acompanhado da primeira dama e segunda suplente do candidato ao senado Marcos Pontes (PL), Sirlange Frate Maganhato, e de sua mãe, Zoraide Batista Maranhão. O prefeito votou na seção 88. Já Sirlange votou na seção 144. (Vanessa Ferranti)
11h37 - A aposentada Irene Araújo, de 78 anos, não encontrou a sua seção (descrita no titulo de eleitor) na lista realizada pelo Cruzeiro do Sul, no sábado (1º), com base na divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, entrou em contato com a redação. Como também não conseguiu localizar o local de votação pelo site do órgão eleitoral, acabou indo à escola que votou em eleições anteriores para tentar a sorte. Ao chegar, viu apenas em um papel na parede a alteração no número da seção. após aguardar cerca de 30 minutos, conseguiu exercer o poder do voto em sua nova sala de votação, no Centro de Educação Infantil (CEI) 44 - Luiz Ribeiro, na Vila Carvalho. A Justiça Eleitoral não retornou à reportagem quanto ao motivo da desatualização na alteração de seções. (Thais Marcolino)
11h34 - No Colégio Véritas, na Vila Espirito Santo, em Sorocaba, o movimento está acentuado, com formação de longas filas nas seções de votação. Já no posto de justificativa, a situação é tranquila. (Ana Carolina Cirullo - Agência Focs/Uniso)
11h7 - Formação de filas se acentua na Escola Estadual Antônio Miguel Pereira Júnior, no bairro Central Parque, em Sorocaba. (Letícia Favero - Agência Focs/Uniso)
11h12 - Duas pessoas foram presas por boca de urna em Boituva e São Roque. Em Boituva, a Guarda Civil Municipal (GCM) flagrou um homem de 46 anos, distribuindo santinhos de candidatos a deputado estadual e federal nas proximidades da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Eney De Oliveira Moraes Campos, no Parque Novo Mundo. A GCM descobriu a atividade irregular a partir de denúncia anônima. Ele foi levado para a delegacia da cidade e liberado em seguida. Houve registro de boletim de ocorrência por boca de urna. Já em São Roque, a Polícia Militar deteve um homem de 24 anos. Ele foi flagrado por policiais eleitorais entregando santinhos perto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Tibério Justo da Silva, no distrito de Mailasqui. Segundo a Polícia Civil, o material era de candidato a estadual, mas ainda não se sabe se estadual ou federal. Neste momento, ele está na delegacia, onde será registrado termo de circunstanciado por boca de urna. Em seguida, será liberado. (Vinicius Camargo)
11h09 - A movimentação é intensa na Escola Municipal Dr Achilles de Almeida, na Vila Hortência, em Sorocaba. Há filas. (Fabrizio Setti - Agência Focs/Uniso)
11h01- Na Escola Estadual Marco Antônio Mencacci, no bairro Aparecidinha, em Sorocaba, a atende Rosimeire Ribeiro Correia, de 41 anos, relata que houve aglomeração no seu local de votação. Segundo ela, a seção estava muito lotada. Por isso, desistiu de votar e foi embora, já que tempo era muito longo. A eleitora afirmou que retornará à tarde, se o movimento estiver mais tranquilo. (Ana Heloísa Rosário - Agência Focs/Uniso)
10h36 - O movimento é moderado na Escola Estadual Professora Guiomar Camolesi de Souza, no Jardim Maria Eugênia, em Sorocaba. Há algumas filas, mas os eleitores conseguem votar sem dificuldades. (Kauã Rocha - Agência Focs/Uniso)
10h19 - Na Escola Estadual Maria de Oliveira Lellis Ito, no Jardim Cruzeiro, em Mairinque, a movimentação é tranquila. A unidade tem 13 seções eleitorais, com média de mais de 100 eleitores por seção. Apesar de haver filas nos corredores, as pessoas levam apenas cerca de dez minutos para votar. Segundo a Polícia Militar de Mairinque, que realiza a fiscalização e segurança do local, até o momento, não houve nenhuma ocorrência na cidade. (Luís Pio - Agência Focs/Uniso)
9h55 - Na Escola Estadual Professora Ana Cecilia Martins, no Parque Esmeralda, Sorocaba, há grandes filas. (Gabriela Dias - Agência Focs/Uniso)
9h30 - Na Escola Municipal Benedita Camargo Valêncio, Na Vila Granada, em Mairinque, há grande fila de eleitores. Os corredores estreitos dificultam a movimentação. (Rai Torres - Agência Focs/Uniso)
9h29 - Fluxo de eleitores aumenta na Escola Estadual Professor Wilson Ramos Brandão, no Parque Ouro Fino, em Sorocaba. (Gabriela Dias - Agência Focs/Uniso)
9h28 - No maior colégio eleitoral de Salto de Pirapora, a Escola Estadual Afonso Vergueiro, o movimento é grande. Eleitores já aguardam mais de 40 minutos nas filas. (João Torres - Agência Focs/Unuiso)
9h27 - O movimento na Escola Vereador Odilon Batista Jordão, no centro de Pilar do Sul, é calmo. Maria dos Prazeres Gomes de Santos, de 65 anos, e José Joaquim Conilho, de 87 anos, disserem que não enfrentaram fila e que foi tudo tranquilo. (Maria Carolina Ribeiro Mendes - Agência Focs/Uniso)
9h20 - Na Escola Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Oliveira Iha, no centro de Pilar do Sul, há grande número de pessoas. As filas estão longas e demoradas. (Maria Carolina Ribeiro Neves - Agência Focs/Uniso)
9h20 - Filas em todas as seções da escola Dr. Arthur Cyrillo Freire, na Vila Jardini, em Sorocaba. (Rafael Filho - Agência Focs/Uniso)
9h11 - Filas enormes nas seções da Escola Estadual Marco Antônio Mencacci, 342ª zona eleitoral, no bairro Aparecidinha, em Sorocaba. (Ana Heloísa Rosário - Agência Focs/Uniso)
9h11 - A movimentação é tranquila na Escola Estadual Deocles Vieira de Camargo, no centro de Tatuí. Não há muitos pedestres e veículos. Grande quantidade de santinhos está nas proximidades do local. (Luiz Oliveira - Agência Focs/Uniso)
9h10 - Alguns eleitores estão com dificuldades para votar utilizando a biometria. Na Escola Municipal Quinzinho de Barros, na Vila Hortência, em Sorocaba, o problema atrasou a votação, formando filas.
Segundo os eleitores, na seção 8 da unidade, pelo menos 20% das pessoas não tiveram a digital reconhecida. O juiz eleitoral Gustavo Scaf de Molon informou que essas situações são pontuais e que o problema não está acontecendo no equipamento. O que ocorre é que a biometria de algumas pessoas são mais difíceis de serem reconhecidas. "Quando o problema acontecer, a orientação é para o mesário digitar o número do título de eleitor, sem colocar a biometria, para evitar filas", diz. (Vanessa Ferranti)
9h08 -O movimento é tranquilo na Escola Estadual Professor Ary de Almeida Sinisgalli, 140ª zona eleitoral, na Vila Nova Esperança, em Tatuí. Durante a madrugada, muitos santinhos foram jogados nos arredores da unidade.
9h03 - Há grande número de santinhos em frente à Escola Estadual Vereador Odilon Batista Jordão, no centro de Pilar do Sul. (Maria Carolina Ribeiro Mendes - Agência Focs/Uniso)
9h01 - Na Escola Estadual Antônio Padilha, no Centro de Sorocaba, há movimentação de pessoas, mas sem grandes filas. Santinhos foram jogados na entrada e lateral da unidade. (Vanessa Ferranti)
9h - Nenhuma ocorrência de Polícia foi registrada na primeira hora da eleição em Sorocaba. Segundo a Polícia Militar, a manhã é tranquila na cidade. Cerca de 560 policiais estão nas ruas para atendimento à população. (Thais Marcolino)
8h59 - A avenida Olinda Aires Paulete, a principal do bairro Parque das Paineiras, se encontra com grande número de santinhos espalhados por toda sua extensão. (Débora Santos - Agência Focs/Uniso)
8h52 - O Centro de Educação Municipal de Salto (Cemus) V - Luiz Rodrigues de Almeida está lotado. A fila se estende para o lado de fora da unidade, tomando metade do quarteirão. Raphaela Barreto - Agência Focs/Uniso)
8h56 - Cloves Silveira Leme, de 54 anos, inspetor de alunos da Escola Municipal Renice Seraphim, no Residencial Jardim Carandá, em Sorocaba, informa que, até o momento, não houve adversidades na unidade. Segundo Leme, a expectativa é de tranquilidade no local até o fim da votação. (Stefany Lima - Agência Focs - Uniso)
8h48 - Na Escola Estadual Dionysio Vieira, no Parque das Paineiras, em Sorocaba, zona eleitoral 35, o número de eleitores é grande no começo da manhã. Pessoas encontram fila e cada uma leva, em média, 30 minutos para acessar à cabina de votação. (Débora Santos - Agência Focs/Uniso)
8h46 - As filas nas seções de votação estão aumentando na Antônio Miguel Pereira Junior, no bairro Central Parque, em Sorocaba. Os eleitores reclamam da demora. (Leticia Fabri - Agência Focs/Uniso)
8h38 - O movimento é tranquilo na Escola Técnica Estadual (Etec) Fernando Prestes, no Jardim Paulistano, em Sorocaba. A aposentada Joicilene Acciari, de 55 anos, contou que demorou apenas dois minutos para votar. Para ela, é muito importante eleger os candidatos com consciência. "Eu torço para que, aqueles que vençam, façam o bem para o maior número de pessoas, independentemente se eu gostar ou não dos candidatos. Eu votei consciente", disse. (Vanessa Ferranti)
8h35 - O fluxo de eleitores aumentou bastante na Escola Estadual Arthur Cyrillo Freire, na Vila Jardini, em Sorocaba. Há, em média, dez pessoas nas filas nas portas das seções. (Rafael Filho - Agência Focs/Uniso)
8h32 - Na Escola Estadual Professor Wilson Ramos Brandão, no Parque Ouro Fino, em Sorocaba, há mais de 50 pessoas. Para a melhor organização, os eleitores estão separados por filas referentes à suas seções. (Gabriela Dias/ Agência Focs/Uniso)
8h25 - No colégio Salesiano, em frente à praça da Maçonaria, no Jardim Paulistano, há bastante movimentação de veículos e pessoas. Alguns santinhos foram jogados na entrada da unidade, mas não há sujeira em outros pontos. (Vanessa Ferranti)
8h21 - Há santinhos espalhados em frente à a Escola Estadual Marco Antônio Mencacci, no bairro Aparecidinha, em Sorocaba. (Ana Heloisa - Agência Focs/Uniso)
8h20 - Primeira urna com problema na seção 6 da zona 342, na Escola Municipal Quinzinho de Barros, na Vila Hortência. Segundo o cartório responsável pela Zzna, uma servidora está no local para verificar o que aconteceu. Uma urna substituta foi levada para lá. (Da Redação)
8h09 - Na Escola Estadual Padre Anchieta, no centro de Pilar do Sul, às 7h40, 20 minutos antes da abertura dos portões, já havia mais de 50 pessoas na fila, esperando para votar. Na unidade, a votação aparenta estar tranquila. Após a liberação, eleitores deixaram o local em menos de cinco minutos após entrarem para votar. (Maria Carolina Ribeiro Mendes - Agência Focs/Uniso)
7h00 - Antes das 8h, horário de abertura dos locais de votação, já havia filas de eleitores em frente a escolas de Sorocaba. A pensionista Maria das Graças Rodrigues Yoshima, de 63 anos, era a primeira da fila na Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, na Vila Santa Terezinha. Ela contou ter acordado às 5h e chegou ao seu local de votação às 6h45. Maria disse estar ansiosa com as eleições deste ano. "É muito importante cumprirmos com esse dever. Nosso Brasil precisa melhorar. Vamos pedir para Deus que Ele faça o melhor pelo nosso Brasil", falou. Mesmo com a proibição, há propagandas políticas, os chamados santinhos, espalhadas pelas ruas da cidade e nas proximidades das unidades de ensino. Vários papeis são vistos, por exemplo, em frente às escolas Dr. Getúlio Vargas e Dr. Julio Prestes de Albuquerque, conhecida como Estadão, no Centro. (Vanessa Ferranti)
O primeiro turno das eleições 2022 acontece neste domingo (22). O horário de votação começou às 8h e termina às 17h. Os eleitores vão votar para deputados federal e estadual, senador, governador e presidente da República, nesta ordem. A população deve comparecer ao local de votação munida de documento de identificação com foto. Pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho, habilitação, passaporte, dentre outros. O e-Título, aplicativo com a versão digital do título de eleitor, também é aceito desde que contenha foto. Em Sorocaba, há 513.603 eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Brasil, são 156.454.011.
As equipes de reportagem do Cruzeiro do Sul acompanham nas ruas o primeiro turno das eleições. A cobertura conta com o auxílio dos estudantes de jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso). Acompanhe, em tempo real, todas as informações sobre a votação.
Galeria
Confira a galeria de fotos