Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quarta-feira, 9 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imunização

Sorocaba inicia vacinação contra a gripe

No primeiro dia, muitas pessoas acima de 60 anos compareceram nas Unidades Básicas de Saúde

02 de Abril de 2025 às 21:38
Haruo Hashimoto foi à UBS do bairro Aparecidinha ontem de manhã acompanhado da esposa Maria de Fátima
Haruo Hashimoto foi à UBS do bairro Aparecidinha ontem de manhã acompanhado da esposa Maria de Fátima (Crédito: THAÍS VERDERAMIS (2/4/2025))

A vacinação contra a gripe em Sorocaba foi iniciada ontem (2) nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cmae). O público-alvo da imunização são os idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes e crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias.

A vacinação acontece nas UBSs a partir do horário de abertura até uma hora antes do fechamento da unidade. UBSs que fecham às 17h, atendem a demanda de vacinação até as 16h. Outras que fecham às 19h, atendem até as 18h.

A procura da população acima de 60 anos de idade foi alta no primeiro dia. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Aparecidinha, na rua Joaquim Machado, 62, até as 10h ainda não havia aparecido nenhuma criança para a vacinação.

O aposentado Haruo Hashimoto, de 67 anos, foi à UBS com a esposa Maria de Fátima Almeida Hashimoto, de 64, para juntos, tomarem a dose contra a influenza. “É bom tomar a vacina para a gente ficar imunizado, para não ficarmos pegando gripe, ainda mais na idade da gente, que é idoso. A gente fica muito debilitado”, disse Haruo.

Maria de Fátima acompanhou o marido na vacinação neste ano: “Vamos tentar evitar a gripe, para não correr o risco de piorar para uma pneumonia.”

Na UBS do Jardim São Guilherme, na rua Belmiro Moreira Soares, 1.100, a demanda da população acima de 60 anos também estava alta ontem. Havia até fila para tomar a vacina.

A pensionista Solange Lucatelli Piratello, de 63, conta que não perde nenhuma vacina da caderneta de vacinação. “Eu vi ontem (terça) que teria e vim no primeiro dia. Eu acho necessário para evitar gripe, não deixo de tomar”, observa. O aposentado Arnaldo Sequeira, de 67 anos, também resolveu não deixar para depois. “Eu tomo todo ano. Se pegar gripe é fraca, mas é muito difícil eu pegar.”

Em 2024, Sorocaba aplicou 178.700 doses da vacina contra a gripe. O público-alvo era de 257.380 pessoas e a cobertura atingiu 53,3% da população. Neste ano, a meta é atingir 90% do público-alvo.

A supervisora da Central de Vacinas de Sorocaba, Daniela Camargo, informa que a cidade recebeu 15.050 doses do imunizante na primeira remessa. A Secretaria da Saúde (SES), a Atenção Básica e a Vigilância Epidemiológica entraram em acordo para definir o primeiro grupo alvo. Posteriormente, quando chegarem novas doses, serão disponibilizadas vacinas para os grupos especiais, que são: pessoas com comorbidades, profissionais da área da saúde, professores, caminhoneiros, policiais e trabalhadores dos correios.