Social
SOS Sorocaba deve ampliar atendimento com nova sede
Projeto de lei será discutido para expandir serviços de acolhimento e apoio social

O Serviço de Obras Sociais (SOS) de Sorocaba, instituição referência na assistência social da cidade desde 1968, desenvolve projetos inovadores que promovem acolhimento, reintegração social e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. Agora, a instituição está a um passo de ampliar seus atendimentos com o projeto de uma nova sede.
De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, um projeto de Lei será apresentado em audiência pública no dia 5 de abril. Caso seja aprovado, será cedido um novo e maior espaço para a entidade, com o objetivo de melhorar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social.
Segundo Rubens Cury Basso, presidente do SOS, a instituição atende, atualmente, uma média de 145 pessoas por dia. O SOS atua em diversas frentes para atender as necessidades da população mais vulnerável, garantindo suporte e oportunidades de recomeço.
Entre as ações oferecidas pela instituição estão a abordagem social, com equipes especializadas que realizam buscas ativas para oferecer acolhimento e assistência a pessoas em situação de rua, encaminhando-as para serviços essenciais. A instituição também oferece acolhimento diurno e noturno, com abrigo temporário, alimentação, atendimento psicológico e assistência social a indivíduos em situação de vulnerabilidade. Além disso, promove medidas socioeducativas com atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, oferecendo atividades que incentivam a responsabilidade e reintegração social.
O SOS também desenvolve projetos como o SOS ECO Educação Ambiental e Cidadania, que visa a conscientização ambiental por meio de oficinas e palestras, incentivando práticas sustentáveis. Outro projeto importante é o apoio ao centro de triagem, com atuação na inclusão social de pessoas em situação de rua, promovendo a dignidade por meio de apoio socioassistencial e implementando práticas de Justiça Restaurativa. Este último projeto foi introduzido em 2024 no município de Araçoiaba da Serra, com o objetivo de promover um ambiente mais harmonioso nas escolas e na comunidade. A Justiça Restaurativa é utilizada como ferramenta essencial para a prevenção e resolução de conflitos.
Nova área para a instituição
A nova área destinada à instituição será discutida no sábado, 5 de abril, às 9h, em audiência pública, quando o Poder Executivo apresentará um projeto de lei referente à permuta de área para a alocação do Serviço de Obras Sociais (SOS) na região do bairro Vila Rica. A audiência ocorrerá no CEI 109 Benedito Pagliato, situado na rua Capitão Pedro Tavares, nº 270, no largo do Divino . Segundo a Secretaria de Governo (Segov), a permuta, que ainda está na fase de estudos, visa proporcionar à entidade um espaço maior, a fim de melhorar ainda mais o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), mantém um termo de colaboração com o SOS, firmado mediante edital de chamamento, para a prestação de serviços de acolhimento noturno e casa de passagem 24 horas para pessoas em situação de rua. Esse serviço inclui alimentação, vestuário, banho, pernoite e atividades socioeducativas de inclusão social.
Atualmente o Serviço de Obras Sociais (SOS) está instalado na rua Francelino Romão, 100, Vila Rica II, Sorocaba.
Projeto Implementado em Araçoiaba da Serra
O mais novo projeto do SOS, intitulado “Resgatando o Equilíbrio: Práticas de Justiça Restaurativa”, foi implementado no município de Araçoiaba da Serra e tem como objetivo promover um ambiente mais harmonioso nas escolas e na comunidade. A iniciativa utiliza a Justiça Restaurativa como ferramenta essencial para a prevenção e resolução de conflitos.
Principais ações do projeto:
Prevenção de Conflitos nas Escolas: Oficinas de comunicação não Violenta e círculos restaurativos para estudantes, professores e funcionários, promovendo o diálogo e a empatia.
Resolução de Conflitos na Comunidade: Mediação de conflitos por meio da atuação de orientadores e psicólogos na Secretaria de Desenvolvimento Social.
Fortalecimento Institucional: Participação em reuniões do CMDCA para articular e fortalecer parcerias que garantam a continuidade do projeto.
A vasta experiência do SOS Sorocaba em projetos sociais voltados para adolescentes reforça a importância da Justiça Restaurativa como abordagem eficaz para a construção de ambientes mais colaborativos e pacíficos. Com previsão de atender 500 participantes, a iniciativa busca transformar a realidade social por meio do diálogo e do fortalecimento de relações saudáveis e resilientes.