Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sexta-feira, 11 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tradição

Semana do Tropeiro já tem programação definida para maio

Além do desfile, atrações incluem oficinas, exposições, cinema e praça de alimentação, todas relacionadas ao tema

05 de Abril de 2025 às 22:50
Tradicional desfile dos tropeiros parte de Itararé em 23 de maio e percorre 237 km até chegar em Sorocaba
Tradicional desfile dos tropeiros parte de Itararé em 23 de maio e percorre 237 km até chegar em Sorocaba (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Tradicional evento que marca a história de Sorocaba, a 58ª edição da Semana do Tropeiro já tem a programação de comemorações definida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que será desenvolvida durante todo o mês de maio.

Além de oficinas gratuitas com a temática tropeira e exposições nas Bibliotecas Municipais, na Câmara Municipal e no Pátio Cianê Shopping, a população terá a oportunidade de prestigiar o tradicional Desfile dos Tropeiros, que acontece no dia 1º de junho, a partir das 9h.

De acordo com os organizadores, o objetivo da programação especial é aproximar a população da cultura tropeira, mantendo viva a memória a respeito da participação de Sorocaba no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, que influenciou diversas regiões do País, incluindo o Estado de São Paulo.

Desfile

O Desfile dos Tropeiros contará com a participação de uma comitiva, formada por integrantes de diferentes cidades paulistas, formando a 12ª Tropeada Itararé-Sorocaba. Partindo de Itararé, no dia 23 de maio, o grupo percorrerá 237 quilômetros de estrada, passando pelos municípios de Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Alambari, Capela do Alto, Iperó e Araçoiaba da Serra, que constituíram a Rota Sul do Caminho das Tropas, e chegará na cidade no dia 31 de maio, aproximadamente às 15h30, na Estrada Vicinal José Ribeiro Leite, rumo ao Clube União Recreativo Campestre, com uma breve parada no Largo do Divino, para a tradicional Bênção Tropeira.

Já no dia 1º de junho, às 9h, os cavaleiros e muladeiros sairão do Clube União Recreativo Campestre e percorrerão um trajeto pelas vias de Sorocaba, até chegar à avenida São Paulo, em frente ao Monumento ao Tropeiro para a tradicional bênção. A seguir, o grupo prosseguirá até o Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, por volta das 12h, onde haverá a recepção com apresentação da Orquestra de Viola Caipira “Zé Franco”, praça de alimentação e outras atrações culturais.

A sessão solene em homenagem ao tropeiro está marcada para o dia 30 de maio, às 19h, na Câmara Municipal de Sorocaba, localizada no Alto da Boa Vista. Exposições e oficinas

As bibliotecas municipais de Sorocaba serão palco de exposições e oficinas temáticas, tanto para o público infantil quanto para os adultos. Na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, as atrações começam no dia 26 de maio, às 14h, com uma oficina de arte, utilizando material reciclável para confecção de mulinhas. No dia 28, às 14h, os adultos poderão participar da oficina culinária de feijão tropeiro e, no dia 29, no mesmo horário, as crianças terão a oportunidade de aprender uma receita de broa de milho.

Já na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, os interessados poderão aprender a confeccionar chapéus durante uma oficina que acontecerá no dia 27 de maio, às 14h. A programação no espaço contará, ainda, com uma sessão de cinema no dia 30, também às 14h, com o filme “Spirit: O Corcel Indomável” (2002).

Inscrições

Todas as atividades necessitam de inscrições prévias, que devem ser efetuadas pelo e-mail: eventos.bms@sorocaba.sp.gov.br, informando nome, idade e nome da atividade. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)