Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Segunda-feira, 7 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo ciclo

Arcebispo agradece e se despede dos sorocabanos

Dom Julio Endi Akamine será novo arcebispo coadjutor em Belém

03 de Abril de 2025 às 21:30
Gabrielle Camargo Pustiglione gabrielle.camargo@jornalcruzeiro.com.br
"Espero ter (em Belém) a experiência positiva que tive em Sorocaba", disse dom Julio (Crédito: ALISSON ZANELLA (3/4/2025))

Dom Julio Endi Akamine, nomeado pelo papa Francisco como novo arcebispo coadjutor de Belém, convocou uma coletiva de imprensa na manhã de ontem (3) para falar aos fiéis pela primeira vez sobre o novo cargo. Na oportunidade, ele agradeceu pelo apoio que recebeu durante os oito anos à frente da Arquidiocese de Sorocaba, que abrange 12 municípios.

Segundo dom Julio, a nomeação tinha sido aceita no início de fevereiro, mas ele precisava cumprir compromissos fora do País. Por isso o anúncio foi adiado para o dia 7 de março. Ontem, ele aproveitou a oportunidade para se despedir e agradecer o apoio dos colegas de igreja, fiéis e deu um destaque especial aos profissionais da imprensa local pelo modo respeitoso com o qual foi tratado. Dom Julio foi colunista do Cruzeiro do Sul por 8 anos.

Apesar da ausência de uma liderança oficial, a Arquidiocese local seguirá as recomendações do Código de Direito Canônico, como afirmou dom Julio, até ter um novo arcebispo titular nomeado.

Sobre a passagem por Sorocaba, dom Julio deixou uma mensagem. “Bom, despedida não é fácil, mas é o caminho do livro, é isso. Eu vou agradecido, vou carregar comigo um pedaço de vocês. Por isso que é triste. Mas também deixo um pedaço de mim aqui. E espero ter a experiência positiva que tive em Sorocaba, poder fazer em Belém também. Assim é a vida em Cristo. Ele precisa amar os seus que Lhe são confiados. Confia em vocês, confia em mim. E aquilo que eu procurei fazer foi amar de todo o coração.”

O arcebispo já tem data para decolar de Sorocaba, rumo à capital paraense. Dom Julio segue para Belém em 19 de maio e afirma que será apresentado como novo arcebispo coadjutor de Belém no dia 31 do mesmo mês. Ele deve substituir dom Alberto Taveira, prestes a completar 75 anos. Dom Alberto deve afastar-se das funções por meio de uma carta-renúncia ao Papa.

Entre os eventos que dom Julio deve participar em Belém do Pará estão a grande procissão do Círio de Nazaré 2025, em outubro, e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), programada para novembro.

Missas de despedida

Dom Julio se despede com três missas programadas para o mês de maio: no dia 12, às 19h30, na Paróquia São Benedito e Santa Teresinha, em Cerquilho; dia 15, às 19h30, na Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição, em Votorantim; e dia 18, às 15h, na Catedral Metropolitana de Sorocaba.

Trajetória

O arcebispo que se despede de Sorocaba nasceu em 30 de novembro de 1962 em Garça, interior de São Paulo. Em 1975, entrou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (SAC), os Palotinos, em Londrina (PR), onde completou os estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti. Fez o noviciado em 1979 no Seminário Rainha da Paz, em Cornélio Procópio (PR). Sua consagração foi em 8 de dezembro de 1980, na mesma cidade.

Dom Julio cursou licenciatura em filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de 1981 a 1983, e Teologia no “Studium Theologicum Claretianum”, de 1984 a 1987, na Arquidiocese de Curitiba. Foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988, na cidade de Cambé (PR). Obteve o mestrado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993 a 1995) e doutorado na mesma universidade (2001 a 2005).

Em 28 de dezembro de 2016, dom Julio foi nomeado pelo papa Francisco como arcebispo metropolitano de Sorocaba, sendo o quinto bispo e o terceiro arcebispo.